Vem pro resumão
Demissão, Diniz na BERLINDA e ressurreição no Botafogo: 4º rodada do Brasileirão cai como bomba nos cariocas
29/04/2024 às 22h01
Quarta rodada se resume em crise nos times cariocas mas Botafogo retornando a liderança
A 4ª rodada do Brasileirão terminou nesta segunda-feira com apenas um jogo finalizando a noite, os outros jogos foram divididos entre sábado e domingo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como estamos acompanhando, o Brasileirão tem sido referência em bons jogos e grandes emoções e não foi diferente nessa rodada.
Você vai acompanhar no resumão dessa semana a entrada e críticas da ‘crise’ de Tite no Flamengo, o Botafogo líder pela primeira vez após 2023, Vasco com demissão, venda de SAF do Cruzeiro e ressurreição do Corinthians de Antônio Oliveira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vasco 0 x 4 Criciúma
A rodada teve início com esse sapeco que o Vasco tomou em São Januário, para a equipe do Criciúma que tem um início de Brasileirão bem animador para a torcida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com São Januário lotado e a torcida com a expectativa de crescimento do clube no Brasileirão, o Vasco decepcionou mais uma vez.
Aos 32 minutos do primeiro tempo, Fellipe Matheus abriu o placar em um belo chute de fora da área em contra ataque puxado pelo Criciúma.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Renata Fan paralisa Jogo Aberto com desfecho de adeus de Augusto Melo no Corinthians na segunda (02/12)
● Rasteira de Neymar, Gabigol e +1 craque: Teixeira sofre com 3 viradas no Santos para 2025
● Neto paralisa Donos da Bola e confirma contratação de craque de R$ 7M como reforço Corinthians
O Vasco tentou, perdeu pênalti, perdeu gol dentro da pequena área, criou inúmeras chances, mas, quem ampliou o marcador foi novamente Fellipe Matheus.
O Camisa 7 do Criciúma marcou seu segundo gol na partida aos 3 minutos do segundo tempo. Em uma jogada trabalhada por Bolasie, que bateu cruzado, Fellipe estava do outro lado da pequena área e sem marcação conseguiu dominar e chutar no canto oposto do goleiro vascaíno.
Ainda buscando oportunidades de diminuir o placar, o Vasco foi sofrer o 3º gol aos 10 minutos da segunda etapa.
Em mais um erro do meio campo do Vasco, Fellipe colocou a bola para Bolasie correr, o atacante cortou o zagueiro cruzmaltino e bateu colocado, ampliando o marcador.
Meritão fechou o 4º gol. Já sem esperanças, a defesa do Vasco apenas assistiu ele subir mais que todo mundo e encerrar o placar.
Com isso, o Vasco soma mais uma derrota, volta a liderar a zona do rebaixamento pela primeira vez após escapar em 2023 e ainda por cima viu Ramón Diaz pedir demissão do clube ainda no vestiário.
Com ele saiu também Emiliano Martínez, filho e auxiliar do argentino. Segundo enquete feita pelo GE, os torcedores do Vasco querem José Mourinho como primeira opção, Paulo Sousa e Vanderlei Luxemburgo em sequência.
Cuiabá 0 x 3 Atlético Mineiro
Outro placar recheado de gols foi o jogo entre o Cuiabá e o Atlético Mineiro que aconteceu na Arena Pantanal, estádio do clube do centro do país.
Mas, os gols foram apenas da parte do Galo. Titular pela primeira vez na era Gabriel Milito, Eduardo Vargas começou jogando muito bem e com ele saiu o primeiro gol do Atlético Mineiro.
Paulinho viu Vargas infiltrando na área, fez o cruzamento na medida e o ‘baixinho’ conseguiu superar a defesa do Cuiabá, abrindo o placar aos 27 do primeiro tempo.
No segundo tempo, Gustavo Scarpa, aos 15 minutos ampliou o marcador. Em uma linda cobrança de falta no melhor estilo ‘Ronaldinho Gaúcho’, Gustavo Scarpa bateu por debaixo da barreira do Cuiabá, pegou Walter de surpresa e ampliou o placar.
No final do jogo, aos 33 minutos, Paulinho, de Pênalti, ampliou e encerrou a partida pelo Atlético Mineiro.
O jogo foi totalmente dominado pela equipe do galo que ainda teve um gol e um pênalti anulado. Essa derrota liga o sinal de alerta no Cuiabá, que não pontuou ainda em 12 pontos disputados.
O Presidente do Cuiabá, Cristiano Dresch, deu uma sincera entrevista pós jogo, disse que Deyverson não faz mais parte da equipe e que ele não estava mais ajudando com o elenco.
Também disse que o mínimo que os jogadores que recebem 500 mil reais por mês tinham que ter era motivação para jogar. O Cuiabá é lanterna enquanto o Atlético figura entre os principais na busca pelo título.
Bahia 1 x 0 Grêmio
A primeira vitória em casa da rodada aconteceu ainda no sábado, na Arena Fonte Nova, onde o Bahia venceu o Grêmio por 1 a 0.
Aos 17 minutos do primeiro tempo, Everaldo abriu e encerrou o placar do jogo. Em um belo passe de Everton Ribeiro, Everaldo recebeu com a perna direita, ameaçou bater, cortou o zagueiro deixando ele caído no chão e marcou um golaço no ângulo contrário ao do goleiro.
O jogo ficou marcado por uma polêmica. Em protesto contra a arbitragem, Renato Gaúcho e o banco de reservas do Grêmio deixaram a partida com a bola ainda rolando.
Diego Costa e Nathan foram expulsos ao final da partida por conta de uma dura cobrança feita na arbitragem pelo andamento da partida.
Vale destacar que não é um caso isolado, a arbitragem nesse início de brasileirão tem sido fortemente criticada por suas atuações, falhas e erros nas partidas.
Flamengo 0 x 2 Botafogo
Já no Domingo, logo pela manhã, outro visitante indigesto foi o Botafogo, que cruzou o Rio de Janeiro para enfrentar o Flamengo e arrancou 3 pontos dos rubro negros.
Como um clássico é sempre tenso, o Botafogo abriu o placar apenas aos 7 minutos do segundo tempo. Em um cruzamento ensaiado, Luiz Henrique pegou de primeira, no contra pé de Rossi e abriu o placar.
Nos acréscimos da partida, em um lance que se iniciou com uma falta não dada em Fabrício Bruno, o Botafogo recuperou a bola na cara do gol, Luiz Henrique entregou para Savarino que bateu cruzado, sem chances para rossi.
A torcida do Flamengo vaiou Arrascaeta, que saiu lesionado ainda no primeiro tempo e também vaiou o Tite que chegou na terceira derrota seguida e pela primeira vez desde que assumiu o grupo no final do ano passado.
Tite não falou sobre os protestos da torcida e a possível crise iniciando no clube, apenas comentou que não deveria ter jogo do Brasileirão domingo de sol às 11 horas da manhã.
Cruzeiro 3 x 1 Vitória
Outra equipe que liga o sinal de alerta é o Vitória, que perdeu para o Cruzeiro dentro do Mineirão.
O placar abriu apenas no segundo tempo, com Matheus Pereira aos 5 minutos. Lucas Romero colocou a bola na frente, Arthur Gomes ajeitou a bola que sobrou livre na cara do gol, Matheus Pereira se enroscou com o próprio companheiro e essa enroscado tirou os dois zagueiros e o goleiro do Vitória da jogada.
Isso resultou nele na cara do gol e o placar aberto.
2 minutos depois, Lucas Silva cabeceou a bola para trás em um lance extremamente bizarro e o Vitória empatou o jogo com o gol contra do Cruzeiro.
Como no Brasileirão tudo acontece muito rápido, 6 minutos depois o Cruzeiro voltou a dominar o jogo. Rafael Silva que aproveitou o bom cruzamento de Barreal, desviando para o fundo do gol.
O Cruzeiro fechou o placar aos 30 minutos com Arthur Gomes. O ponta recebeu a bola na intermediária, foi carregando para o centro do campo, ninguém deu combate e ele guardou.
O Cruzeiro, após o fim do jogo, anunciou que Ronaldo estava finalizando a venda da SAF do clube para Pedrinho BH, dono de, até então, 20 % do clube e empresário dono da rede de supermercados BH, gigante em Minas Gerais.
Com a saída de Ronaldo, Paulo André e Paulo Autuori também são desligados do clube. Pedrinho BH quer Alexandre Mattos, atualmente no América Mineiro, para ser diretor de futebol do clube.
Corinthians 3 x 0 Fluminense
O resultado surpreendente da rodada ficou para o Corinthians contra o Fluminense, jogo que aconteceu às 16h30 na Neo Química Arena.
O Corinthians, que não havia vencido e sequer feito gol no Brasileirão, recebeu o Fluminense de Fernando Diniz, anulou as táticas dos cariocas e cravou um sincero 3 a 0 com show de Wesley, garoto destaque da Copinha desse ano.
Aos 40 minutos da primeira etapa, Wesley conseguiu recuperar uma bola perdida do Fluminense no meio de campo, carregou até a intermediário e deu um chutaço, fez um golaço para abrir o placar do jogo.
Ele mesmo, Wesley, nos acréscimos do primeiro tempo fez a pintura do dia. Hugo conseguiu quebrar a primeira linha de marcação do Fluminense e deu no pé do Wesley que deu seu show.
Primeiro ele carregou para o meio da entrada da área, quando Manoel ameaçou dar o combate, ele cortou para a perna esquerda deixando o zagueiro do Fluminense no chão.
Felipe Melo entrou de carrinho na frente da bola mas Wesley ameaçou e cortou para dentro, deixando o volante do Fluminense fora do quadro, após deixar dois marcadores no chão, ele guardou no fundo da rede, futebol arte da garotada do Corinthians.
No primeiro minuto do segundo tempo, em levantamento feito por Rodrigo Garro, Cacá, zagueiro do Corinthians, cabeceou no cantinho de Fábio, matando o Fluminense e levando os 3 pontos para casa.
Diniz, com essa derrota, fica ameaçado no Fluminense já que esse ano ainda não conseguiu boas atuações como no ano passado.
Fortaleza 1 x 1 RedBull Bragantino
O domingo foi encerrado com 3 jogos com o resultado empatado em 1 a 1. O primeiro deles foi entre Fortaleza e RedBull Bragantino.
Kervin abriu o placar para o Lion aos 9 do primeiro tempo. Defendendo a liderança (perdida para o Botafogo), o RedBull Bragantino empatou aos 40 minutos do primeiro tempo.
Juventude 1 x 1 Athletico Paranaense
Clássico do Sul do país, o Juventude recebeu o Athletico e também conseguiu apenas um pontinho. Erick Farias fez o único gol do alviverde aos 8 minutos do primeiro tempo. Nikão, aos 28 minutos empatou a partida, ficando por isso mesmo.
Internacional 1 x 1 Atlético Goianiense
Tentando se reerguer na competição, o Atlético Goianiense viajou até o Rio Grande do Sul onde conseguiu apenas um empate contra o Internacional.
O dragão quem abriu o placar, apenas na segunda etapa, aos 5 minutos, com Derek. O Internacional demorou 5 minutos para empatar o jogo com Borré.
São Paulo 0 x 0 Palmeiras
A rodada finalizou nesta segunda-feira com jogo entre São Paulo e Palmeiras no Morumbis. Foi o primeiro clássico dos 3 grandes paulistas do Brasileirão.
E para finalizar a rodada do Brasileirão não podia ser um jogo péssimo como foi o mostrado pelos dois grandes rivais paulistas. O torcedor que pagou o ingresso do Morumbis viu um jogo muito quente e disputado, mas, sem grandes chances evidentes de gol. Placar final 0 para o São Paulo e 0 para o Palmeiras.
Curiosamente o Palmeiras fez apenas um gol em 4 partidas, mas também levou apenas um. Essa foi a primeira partida de Zubeldía no comando tricolor no Brasileirão.
COMO FICOU A CLASSIFICAÇÃO DO BRASILEIRÃO?
Veja como ficou a tabela do Brasileirão após a quarta rodada.
Equipe | Pontos | Jogos | Vitória | Empate | Derrota | GP | GC | SG | % |
1 Botafogo | 9 | 4 | 3 | 0 | 1 | 10 | 4 | 6 | 75 |
2 Atlético-MG | 8 | 4 | 2 | 2 | 0 | 7 | 1 | 6 | 66 |
3 RedBull Bragantino | 8 | 4 | 2 | 2 | 0 | 6 | 4 | 2 | 66 |
4 Athletico-PR | 7 | 4 | 2 | 1 | 1 | 6 | 3 | 3 | 58 |
5 Bahia | 7 | 4 | 2 | 1 | 1 | 6 | 5 | 1 | 58 |
6 Internacional | 7 | 4 | 2 | 1 | 1 | 4 | 3 | 1 | 58 |
7 Cruzeiro | 7 | 4 | 2 | 1 | 1 | 7 | 7 | 0 | 58 |
8 Flamengo | 7 | 4 | 2 | 1 | 1 | 4 | 4 | 0 | 58 |
9 Grêmio | 6 | 4 | 2 | 0 | 2 | 4 | 3 | 1 | 50 |
10 Criciúma | 5 | 3 | 1 | 2 | 0 | 6 | 2 | 4 | 55 |
11 Fortaleza | 5 | 3 | 1 | 2 | 0 | 4 | 3 | 1 | 55 |
12 Palmeiras | 5 | 4 | 1 | 2 | 1 | 1 | 1 | 0 | 41 |
13 Juventude | 5 | 4 | 1 | 2 | 1 | 5 | 7 | -2 | 41 |
14 São Paulo | 4 | 4 | 1 | 1 | 2 | 5 | 4 | 1 | 33 |
15 Corinthians | 4 | 4 | 1 | 1 | 2 | 3 | 3 | 0 | 33 |
16 Fluminense | 4 | 4 | 1 | 1 | 2 | 5 | 8 | -3 | 33 |
17 Vasco | 3 | 4 | 1 | 0 | 3 | 4 | 9 | -5 | 25 |
18 Vitória | 1 | 3 | 0 | 1 | 2 | 3 | 6 | -3 | 11 |
19 Atlético-GO | 1 | 4 | 0 | 1 | 3 | 2 | 7 | -5 | 8 |
20 Cuiabá | 0 | 3 | 0 | 0 | 3 | 0 | 8 | -8 | 0 |
QUAIS SÃO AS PARTIDAS DA 5ª RODADA DO BRASILEIRÃO?
Como no meio de semana tem tabela da Copa do Brasil, o Brasileirão volta a ser disputado no próximo final de semana com as seguintes partidas:
- Corinthians x Fortaleza – Neo Química Arena – Sábado 04/05 – 16 horas
- Fluminense x Atlético Mineiro – Maracanã – Sábado 04/05 – 16 horas
- RedBull Bragantino x Flamengo – Nabi Abid Chedid – Sábado 04/05 – 18h30
- Cruzeiro x Internacional – Mineirão – Sábado 04/05 – 21 horas
- Athletico Paranaense x Vasco – Ligga Arena – Domingo 05/05 – 16 horas
- Vitória x São Paulo – Barradão – Domingo 05/05 – 16 horas
- Grêmio x Criciúma – Arena do Grêmio – Domingo 05/05 – 16 horas
- Botafogo x Bahia – Nilton Santos – Domingo 05/05 – 18h30
- Cuiabá x Palmeiras – Arena Pantanal – Domingo 05/05 – 18h30
- Juventude x Atlético Goianiense – Alfredo Jaconi – Segunda-feira 06/05 – 20 horas
Autor(a):
Bruno Zanchetta
Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: [email protected]