GRAVE

Carne de pombo: Restaurante amado do Brasil é interditado às pressas em descoberta abominável

18/07/2024 às 20h37

Por: Lucas Brito
Imagem PreCarregada
Restaurante estaria vendendo carne de pombo como se fosse frango (Foto: Divulgação)

Vigilância Sanitária interditou distribuidora, recolheu produtos e descobriu que local não tinha alvará de funcionamento, apesar do alto número de clientes

Um popular restaurante teve uma série de problemas expostos nesta quinta-feira, dia 18. O local recebeu ordem de fechamento e o anúncio pegou clientes de surpresa, após levantar suspeitas sobre a origem da comida que era oferecida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O estabelecimento funcionava a portas fechadas, entregando quentinhas por delivery. A cozinha, onde houve a ação emergencial da Vigilância Sanitária, fica na Avenida Sete de Setembro, no Centro de Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina.

Vigilância Sanitária, Restaurante
Restaurante entregava comidas por delivery, mas não tinha alvará de funcionamento e teve cozinha lacrada pela Vigilância Sanitária, após suspeita de carne de pombo (Foto: Divulgação)

Segundo o ND+, a suspeita é de que o restaurante vinha vendendo marmitas com carne de pombo como se fosse frango. Ao chegar no local, os inspetores teriam encontrado diversas caixas com os animais ainda vivos e alojados. Os donos, porém, justificaram que eles seriam de estimação, se esquivando da denúncia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para piorar a situação, o espaço não tem alvará de funcionamento e estava comercializando as comidas de forma irregular, fugindo das normas de higiene impostas pelos órgãos de defesa. A reclamação surgiu de forma anônima por parte de um grupo de consumidores, mas não houve confirmação se as carnes, de fato, eram das aves armazenadas.

Todos os alimentos foram apreendidos e vão passar por uma inspeção. Por se tratar apenas de uma cozinha com entregas por delivery, não havia nenhuma identificação na porta do restaurante, como manda a lei. Mais uma vez, a Vigilância Sanitária pediu que a população fique atenta sobre esse tipo de espaço que deve deixar claro que tem autorização para funcionar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No Brasil, desde 1999, a fiscalização geral é feita pela Anvisa, administrada pelo Governo Federal. “Mantemos um canal para acolher manifestações referentes a denúncias, reclamações, elogios e sugestões relacionadas aos serviços”, declara a instituição.

Anvisa, Vigilância Sanitária
Desde 1999, a Anvisa é responsável pela fiscalização dos estabelecimentos nacionais, mantendo uma parceria com o Governo Federal sobre as questões de ordem e higiene (Foto: Agência Brasil)

Como fazer uma denúncia à Anvisa?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária é responsável por estabelecer regras e dar suporte para todas as atividades da área no Brasil. Além do comércio, o órgão ainda trabalha nos cuidados e fiscalização em portos, aeroportos e fronteiras. As denúncias podem ser feitas através do número 0800-642-9782.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anvisa
Destaque
Restaurante Anvisa

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.