Vigilância Sanitária interditou distribuidora, recolheu produtos e descobriu que local não tinha alvará de funcionamento, apesar do alto número de clientes
Um popular restaurante teve uma série de problemas expostos nesta quinta-feira, dia 18. O local recebeu ordem de fechamento e o anúncio pegou clientes de surpresa, após levantar suspeitas sobre a origem da comida que era oferecida.
O estabelecimento funcionava a portas fechadas, entregando quentinhas por delivery. A cozinha, onde houve a ação emergencial da Vigilância Sanitária, fica na Avenida Sete de Setembro, no Centro de Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o ND+, a suspeita é de que o restaurante vinha vendendo marmitas com carne de pombo como se fosse frango. Ao chegar no local, os inspetores teriam encontrado diversas caixas com os animais ainda vivos e alojados. Os donos, porém, justificaram que eles seriam de estimação, se esquivando da denúncia.
Para piorar a situação, o espaço não tem alvará de funcionamento e estava comercializando as comidas de forma irregular, fugindo das normas de higiene impostas pelos órgãos de defesa. A reclamação surgiu de forma anônima por parte de um grupo de consumidores, mas não houve confirmação se as carnes, de fato, eram das aves armazenadas.
Todos os alimentos foram apreendidos e vão passar por uma inspeção. Por se tratar apenas de uma cozinha com entregas por delivery, não havia nenhuma identificação na porta do restaurante, como manda a lei. Mais uma vez, a Vigilância Sanitária pediu que a população fique atenta sobre esse tipo de espaço que deve deixar claro que tem autorização para funcionar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No Brasil, desde 1999, a fiscalização geral é feita pela Anvisa, administrada pelo Governo Federal. “Mantemos um canal para acolher manifestações referentes a denúncias, reclamações, elogios e sugestões relacionadas aos serviços”, declara a instituição.
Como fazer uma denúncia à Anvisa?
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária é responsável por estabelecer regras e dar suporte para todas as atividades da área no Brasil. Além do comércio, o órgão ainda trabalha nos cuidados e fiscalização em portos, aeroportos e fronteiras. As denúncias podem ser feitas através do número 0800-642-9782.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE