UAU!
Quebra, portas fechadas e ressureição: Restaurante nº 1 de SP tem volta da falência anunciada após 150 anos
12/06/2024 às 10h31
Um dos estabelecimentos gastronômicos mais tradicionais da capital paulista acaba de anunciar possível volta após quebra
Fundado ainda em 1875, um dos mais antigos e tradicionais pontos gastronômicos de São Paulo acaba de ganhar um “sopro” de vida após anunciar fechamento das portas e falência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos farando do restaurante Café Girondino, nº 1 da capital, cujo anúncio de fechamento ocorreu na última sexta feira (07).
De acordo com o portal O GLOBO, essa decisão havia sido tomada após uma série de dificuldades em se reerguer financeiramente após a pandemia e a informação veio à público através das redes sociais do próprio estabelecimento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inclusive, em entrevista ao portal mencionado, Felipe Nunes, um dos sócios do Girondino, afirma que após o comunicado houve uma comoção geral de clientes para que o fechamento das portas não fosse definitivo.
Empresários também procuraram o estabelecimento para propor planos de retomada, dando esperanças de uma possível ressureição mesmo após a quebra.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Relatos comovidos
Ainda de acordo com Felipe, o estabelecimento recebeu uma série de relatos de frequentadores que conheceram suas esposas, fizeram seu pedido de casamento, foram com a avó pela primeira vez, entee outras.
Como ele mesmo disse: “Histórias lindas e de gente que não quer que a história se perca”
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Saque de mais de R$ 750: Grande VITÓRIA do Bolsa Família é confirmada nesta quinta-feira (14)
● Saque EXTRA do 13º salário é liberado no INSS para salvar idosos 60+ até 06/12
● Fim vital do RG: 4 passos para agendar e retirar o novo documento exigido no governo Lula
O sócio afirma que desde sexta-feira recebeu propostas de empresáreios e que ele, junto dos demais sócios, pretendem ainda analisar qual se encaixaria melhor ao estabelecimento:
“Não tem nada fechado, até porque isso demanda tempo, mas é da nossa vontade, até pelo fato do Café completar 150 anos ano que vem”.
Tradição na terra da garoa
Entre os anos de 1875 até 1920, o café funcionou na esquina da Rua 15 de Novembro com a Praça da Sé, aonde na época do Brasil Império era frequentemente visitado pelos barões do café.
O mesmo foi reinaugurado em 1998 na Rua São Bento, em um prédio que pertencia à Santa Casa de Misericórdia e foi construído pelo Metrô como contrapartida pela inauguração da estação São Bento.
Como mencionamos o Girondino completaria 150 anos em 2025.
O estabelecimento conta com 250 lugares, distribuídos em três andares, e ainda era frequentado por turistas.
Muitos visitantes eram atraídos pelo comércio da rua 25 de Março, mas alguns iam especialmente ao local para conhecer o cardápio e o charmoso café.
Lutando contra a crise
Nas redes sociais, os proprietários informaram que a “pandemia deixou cicatrizes que não curaram”
Porém que não faltou valentia e nem resiliência para se manterem de pé. Segundo relatado por eles, as portas estavam fechadas a quase uma semana e a pretensão é que as mesmas permanecessem assim.
O Café Girondino então finalizou a postagem com agradecimentos : “A todos vocês, que construíram essa linda história com a gente, o nosso muito obrigado.”
Qual outro estabelecimento de São Paulo gerou comoção após o fechamento?
Outro estabelecimento famoso de SP que fechou após problemas enfrentados na pandemia e que conseguiu reabrir as portas com apoio de clientes ou de investidores foi o Bar Balcão, nos Jardins.
Em 2023, a notícia de que o Balcão fecharia em definitivo provocou a mobilização dos frequentadores. A comoção tomou conta das redes sociais, com a hashtag #salveobarbalcão.
Com um enorme balcão que ocupa todo o salão, o bar é ponto de encontro de escritores, jornalistas e artistas plásticos.
Acabou salvo quando a a incorporadora que pretendia comprar o imóvel e outros ao redor desistiu do negócio.
O dono do bar, Francisco Millan, em entrevista concedida à Folha de S.Paulo, em 2023, tratou a mudança de decisão da incorporadora como um milagre, agradecendo pelo negócio não ter sido levado a diante.
Sendo assim, ainda nos resta a esperança de ver o velho e bom Girondino se reerguer e voltar a ser palco de muitas outras histórias lindas acompanhadas com cafés, chás e bolos deliciosos …
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.