Fragmentos de insetos e pelo de roedor foram encontrados em tempero amado pelo Brasil
Não há o que discutir sobre a importância da atuação da Vigilância Sanitária (ANVISA) nas inspeções em estabelecimentos, supermercados, fábrica entre outros, pois sua atuação pode evitar graves riscos a saúde e até mesmo a morte.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em um de suas muitas inspeções, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) encontrou a presença de fragmentos de insetos e de pelo de roedor.
Isso aconteceu em um dos produtos da marca Pirata, quando na ocasião foram encontrados esses fragmentos no produto da canela moída, após a constatação a ANVISA determinou o recolhimento do lote no qual apresentou as não conformidades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o noticias.r7.com, o recolhimento foi depois da Vilma Alimentos, que é a empresa responsável pela produção do alimento ter enviado um comunicado de recolhimento voluntário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda de acordo com a ANVISA, após analise realizada pela Fundação Ezequiel Dias (Funed-MG), onde foram encontrados seis fragmentos de insetos e quatro fragmentos de pelo de roedor. Isso acabou evidenciando falhas de boas práticas de fabricação, principalmente por conter pelo de roedor, indicando um grande risco para quem fosse consumir o alimento.
Quais os lotes foram encontrados os fragmentos e qual foi o posicionamento da empresa?
A ANVISA informou que as substancias foram encontradas em tubos de 40g do lote 549534ZS, com validade em 14/06/2023. Segunda a RDC nº 623, os fragmentos infringem o inciso IV do art. 48 do Decreto-Lei nº 986 e art. 4º, 5º e 6º do regulamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na época, segundo o noticias.r7.com, a empresa Vilma Alimentos foi procurada por sua equipe de reportagem, mas a mesma não manifestou sobre o ocorrido. Até então a empresa continua em sua funcionalidade produzidos seus produtos, mas no caso o que foi encontrado os fragmentos de insetos e pelo de roedor o canela moída ainda é esta no site oficial da empresa.