Proibido!

Retardo mental e até surdez: ANVISA determina proibição de marca de sal e ordena retirada às pressas

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

ANVISA proíbe marca de sal amada (Reprodução/Gov/Canva)

Proibição urgente da ANVISA atinge diretamente marca de sal muito amada devido risco fatal

Marca de sal muito popular e amada entre os brasileiros é atingida por proibição urgente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) após fiscais detectarem contaminação e produto ser retirado às pressas das prateleiras dos mercados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Portanto, o tão consumido sal, que está presente em quase todas as receitas de comidas brasileiras, acaba de se envolver em escândalo e marca responsável terá que responder por seus atos.

Desse modo, de acordo com o portal Consultas do Gov, a Anvisa abriu uma medida cautelar que proibiu a comercialização, distribuição e uso do sal moído da União.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque, durante a fiscalização do produto, os fiscais da vigilância encontraram a presença da substância iodo presete abaixo dos limites estabelecidos no padrão microbiológico do alimento.

A resolução publicada no dia 6 de meio de 2024, afirma que o lote 04/2023 do Sal Moído Refinado Iodado, da empresa Maranata Salineira do Brasil LTDA foi proibido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua em aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.

Vale ressaltar que os Distúrbios por Deficiência de Iodo são fenômenos naturais e permanentes, que estão amplamente distribuídos em várias regiões do mundo.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Populações que vivem em áreas deficientes em iodo sempre terão o risco de apresentar os distúrbios causados por esta deficiência, cujo impacto sobre os níveis de desenvolvimento humano, social e econômico são muito graves.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A deficiência de iodo pode causar cretinismo em crianças (retardo mental grave e irreversível), surdo-mudez, anomalias congênitas, bem como a manifestação clínica mais visível, o bócio (hipertrofia da glândula tireóide).

Além disso, a má nutrição de iodo está relacionada com altas taxas de natimortos e nascimento de crianças com baixo peso, problemas no período gestacional, e aumento do risco de abortos e mortalidade materna.

Como saber se o produto é aprovado pela Anvisa?

Para descobrir se um produto está de fato regularizado junto à Anvisa, basta acessar o Sistema de Consultas do órgão. As informações do Portal de Consultas são disponibilizadas diretamente pelo órgão, o que garante a autenticidade da informação.

Sal iodado da União (Reprodução/Rappi)
Anvisa fiscaliza todos os produtos disponíveis para venda (Reprodução: Internet)
Fiscais da Agência de Vigilância Sanitária (Imagem Reprodução Internet)

Autor(a):

Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.

Sair da versão mobile