A Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) decretou a retirada de 4 marcas populares de tempero dos mercados por conter substância fatal em algumas delas.
Afinal, se tem um produto que faz a diferença para quem cozinha são os temperos. Sendo assim, é primordial ficar sempre atento se existem algumas proibições do órgão fiscalizador contra as marcas que você usa diariamente no conforto do seu lar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SAIBA MAIS! Café com vidro: ANVISA proíbe a venda e decreta retirada de marca famosa dos mercados com urgência
De acordo com o portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, o primeiro produto proibido foi a Pimenta-do-reino Preta Moída Pura da marca Fã. A empresa decidiu coibir a comercialização, distribuição, propaganda e uso da marca de temperos.
Além disso, estabeleceu o recolhimento do lote nº 0892308 do produto Pimenta-do-reino Preta Moída Pura da marca Fã, da empresa Junco Indústria e Comércio Ltda.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale destacar que a proibição da Anvisa aconteceu através da publicação da Resolução-RE Nº 504, de 07 de fevereiro de 2024.
A decisão do órgão em proibir o uso do tempero se deu pelos resultados de má qualidade de Pesquisa de Salmonella spp. e Contagem de Escherichia coli, conforme Laudo de Análise Fiscal Definitivo nº 2140.1P.0/2023, enviado pelo Laboratório Central de Minas Gerais (Fundação Ezequiel Dias).
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Banco Central ciente: Nova moeda entra em vigor em 2024 no lugar do Real para salvar milhares de brasileiros
● Comunicado do Senado desvenda se o 14º salário do INSS será pago a aposentados em dezembro de 2024
● Fim do RioCard em metrô do RJ e Eduardo Paes ciente: Jornal da Globo confirma novo substituto em 2024
RISCO FATAL?
A substância fatal foi o elemento decisivo para o impedimento da mercadoria. Conforme dados do site Gov.com, a Salmonella pode resultar em duas formas de enfermidade, sendo elas: salmonelose não tifóide e febre tifoide.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os sinais de salmonelose não tifoide pode apresentar bastante incômodo, porém a condição tende a se resolver por si só em indivíduos saudáveis (embora possa ser fatal em certas situações).
Já a febre tifoide é mais grave e tem mais chances de morte que a salmonelose não tifoide. Os principais sinais e sintomas da infecção por Salmonella (salmonelose não tifoide) é vômito, diarreia, dor abdominal, febre, entre outros.
Até o momento não foram encontradas justificativas ou respostas oficiais da empresa comentando o caso. Porém, o produto segue sendo comercializado normalmente, onde apenas o lote barrado que fugiu dos padrões sanitários.
QUAL FOI A OUTRA MARCA DE TEMPEROS BARRADA PELA ANVISA?
Além disso, a Anvisa também suspendeu a distribuição, comercialização, propaganda e uso do lote nº 015, validade 21/12/2023 de Canela Moída da marca Arruda, embalada e distribuída pela Arruda Alimentos LTDA, através da Resolução-RE Nº 1.533, de 3 de maio de 2023.
Ainda segundo as informações, houve a identificação de 15 fragmentos de pelo de roedor, o que é considerado acima do limite tolerado, podendo causar sérios riscos à saúde do consumidor.
Até o momento não foram encontradas justificativas ou respostas oficiais da empresa comentando o caso. Porém, o produto segue sendo comercializado normalmente, onde apenas o lote barrado que fugiu dos padrões sanitários.
Já outra marca de temperos foi barrada através da Resolução-RE Nº 178, no dia 25 de janeiro de 2024 foi executada a proibição, distribuição, comercialização e a fabricação do lote nº 845.10 do produto Sal Rosa do Himalaia marca Naturalife Kodilar.
De acordo com o decreto da Vigilância Sanitária essa determinação ocorreu após a emissão do Laudo de Análise Fiscal Definitivo nº 102.1P.0/2023, emitido pelo Laboratório Central Instituto Adolfo Lutz.
No laudo foi revelado que o teor de iodo no lote do produto estava abaixo do mínimo estabelecido, o que resultou em um resultado insatisfatório.
QUAIS SÃO OS RISCOS?
O iodo é um mineral utilizado na síntese dos hormônios produzidos pela glândula tireoide. De acordo com dados oficiais do Ministério da Saúde, nos anos 50, aproximadamente 20% da população já apresentou um Distúrbio por Deficiência de Iodo (DDI).
A deficiência desse nutriente pode causar problemas na tireoide, como o bócio (aumento do volume da glândula), e afetar o desenvolvimento físico e intelectual de crianças.
Até o momento não foram encontradas justificativas ou respostas oficiais da empresa comentando o caso.
Porém, a situação envolveu apenas os lotes citados, sendo assim, a marca voltou a ser comercializada novamente como aponta uma pesquisa feita no Google Shopping.
QUAL MARCA DE AZEITE FOI BARRADA PELA ANVISA?
Outro produto bastante popular para as donas de casa é o Azeite. Ocorre que a Vigilância Sanitária também emitiu um decreto barrando esse óleo alternativo.
A Anvisa informou através da publicação da Resolução-RE Nº 3.923, de 11 de outubro de 2023, a qual proíbiu cautelarmente o lote nº 19227 095 do produto Azeite de Oliva Extravirgem, marca Vincenzo, fabricado pela empresa TRL Internacional Importadora.
A medida foi motivada considerando o resultado insatisfatório no ensaio de determinação do índice de refração e do índice de iodo WIJS, conforme Laudo de Análise Fiscal Inicial nº 648.1P.0/2023, emitido pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels – LACEN /RJ.
O índice de refração do Azeite de Oliva, que atua como tempero é uma medida da quantidade de luz que é refletida pelo óleo. Se o valor for muito alto ou muito baixo, pode indicar que o produto não é puro e contém outros óleos ou substâncias.
O índice de iodo WIJS é uma medida da quantidade de iodo que o Azeite de Oliva pode absorver. Um valor baixo pode indicar a presença de óleos mais saturados, que são menos saudáveis.
Além disso, o excesso de iodo também pode provocar outros problemas de saúde, como náuseas, vômitos, dor abdominal, diarreia, erupções cutâneas, inflamação salivar, dor de cabeça, entre outros sintomas de acordo com informações do portal G1.
O produto voltou a ser comercializado normalmente, onde se tratou de um caso isolado, onde as medidas já foram tomadas sobre o lote citado acima. Não foram encontradas justificativas ou respostas oficiais da empresa comentando o caso na época.
QUANDO A ANVISA FOI FUNDADA?
A Anvisa, um dos principais órgãos responsáveis pela fiscalização de todos os produtos, desde a sua fabricação, até o momento em que está disponível para comercialização, foi fundada no dia 26 de janeiro de 1999.