CHOCANTE

Substância fatal e morte: A Anvisa decretou retirada de 3 marcas populares de macarrão, carne e ovo às pressas

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Fachada da Anvisa e marca de macarrão, carne e ovo no supermercados (Foto: Reprodução / Canva)

A Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária), decretou a retirada de 3 marcas populares de macarrão, carne e ovo às pressas dos mercados por motivos chocantes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso causa espanto, pois são 03 produtos que fazem o maior sucesso e não faltam na despensa dos brasileiros.

Já imaginou você ter uma marca de macarrão barrada pela Vigilância Sanitária? Ou até mesmo aquela carne armazenada para o churrasco, mas que esteja fora das medidas sanitárias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, até mesmo uma marca de ovo que precisa de atenção do órgão fiscalizador? É por isso, que a Anvisa age nesses casos com o objetivo de manter a saúde alimentar dos consumidores.

O primeiro caso que iremos destacar é uma marca de carne suspeita por contaminação de acordo com informações do portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É que a Anvisa informou a Resolução-RE nº 2.037, de 6 de junho de 2023 a qual proibia a distribuição, comercialização e uso dos lotes: 12009010223, 12018060223, 12018130223, 12034060223, 12034130223, 12039130223 do Hambúrguer Congelado de Carne Bovina, marca Estrela Alimentos, da empresa Frigoestrela.

Informando ainda que a medida foi motivada considerando o comunicado de recolhimento voluntário recebido da empresa, devido ao produto ter contaminação microbiológica nos lotes já citados, que foram fabricados nas datas de 01/02/2023, 06/02/2023 e 13/02/2023.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Hambúrguer Congelado de Carne Bovina, da marca Estrela Alimentos (Foto Reprodução / MegaG Alimentos)

O QUE DIZ A EMPRESA?

Por se tratar de um recolhimento voluntário da própria empresa, já mostra que a mesma possui valores e se preocupa com os seus consumidores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, por isso os consumidores são fortemente aconselhados a verificarem os seus produtos e a seguirem as orientações fornecidas pelas autoridades de saúde para garantirem sua segurança alimentar.

A empresa Frigoestrela segue em atividade e por se tratar de um caso isolado, os lotes já foram identificados e tirados de circulação. A marca segue comercializando normalmente o Hambúrguer Congelado de Carne Bovina, marca Estrela Alimentos.

Apesar de ter sido um recolhimento voluntário, até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.

Anvisa faz alerta sobre lote de hambúrguer (Foto: Reprodução / Frios sem Limite / Gov)

QUAL MARCA DE MACARRÃO FOI BARRADA PELA VIGILÂNCIA SANITÁRIA?

Tudo aconteceu em 2022, quando a marca Keishi, fabricada pela BBBR Indústria e Comércio de Macarrão, acabou sendo barrada, segundo informações do portal G1.

Na ocasião, o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), notificou a empresa BBBR Indústria e Comércio de Macarrão (nome fantasia Keish) um recall de produtos, constatando propilenoglicol contaminado com etilenoglicol.

Segundo a Anvisa, a medida foi necessária após uma inspeção que identificou que a empresa adquiriu e usou a substância contaminada como ingrediente na linha de produção de suas massas.

O propilenoglicol adulterado foi utilizado na fabricação de petiscos para cachorros e pode ter sido responsável pela morte de ao menos 40 animais.

Outro ponto a ser citado é que, além do recolhimento imediato, foi determinado que a empresa de macarrão emitisse um alerta aos consumidores sobre o risco dos produtos por causa da substância fatal.

A marca, para quem não sabe, é responsável por vários tipos de massas orientais, como udon, yakisoba, lámen e massas de salgados, como gyoza, por exemplo.

Keishi Macarrão (Foto: Reprodução / Google Shopping)

A EMPRESA SE MANIFESTOU?

De acordo com informações do portal CNN Brasil, após ser obrigada a arrancar seus produtos das prateleiras dos supermercados a empresa de macarrão, Keishi se manifestou através de uma nota emitida na época.

“A Keishi sempre primou pelo controle rigoroso da qualidade de seus produtos.”, iniciou. Neste episódio, a Anvisa proibiu a comercialização dos produtos fabricados no período de 25/jul/2022 a 24/ago/2022, com uso da suposta substância contaminada”, declarou.

“Em nenhum momento a Keishi desconfiou da qualidade da substância utilizada em seus produtos, pois adquiriu de boa-fé de fornecedor idôneo, com quem mantém relações comerciais de longa data, que tem nome respeitado no mercado”, diz um trecho da nota.

Atualmente os produtos voltaram a ser comercializados normalmente, mesmo porque, os itens proibidos foram apenas dos lotes citados ao longo dessa matéria.

Sendo assim, a marca segue produzindo os seus produtos normalmente, inclusive em seu site oficial, ainda segue o comunicado atípico sobre o produto barrado.

Macarrão Keishi (Foto: Reprodução / Site da marca)

QUAL MARCA DE OVO FOI BARRADA PELA ANVISA?

Anvisa publicou um comunicado de proibição do produto em seu site oficial do portal GOV sobre a marca de Ovos tipo caipira vermelho, da Granja Dourados, da empresa Granja Dourados – Fernanda Flávia Ferreira de Arvelos.

O órgão informou a publicação da Resolução-RE de nº 1.995, de 2 de junho de 2023, no qual proíbe a distribuição, comercialização, fabricação, propaganda e uso, do produto Ovos tipo caipira vermelho, marca Granja Dourados sobre um motivo que causou espanto.

“A medida foi motivada considerando a Notificação da Gerência Colegiada da Superintendência de Vigilância Sanitária SES/SUBVS-SVS-DVAA/MG nº. 62945210/2023, a qual referendou a determinação de Interdição Cautelar do produto em questão, embalado e distribuído por Granja Dourados”, comunicou a Vigilância Sanitária.

Pelo fato de utilizar indevidamente o número de registro do SIF 2888 na rotulagem, pertencente a outra empresa; além de não ter registro no órgão de agricultura competente, a empresa recebeu a proibição da Anvisa.

O registro sanitário de alimentos é o ato legal que reconhece a adequação de um produto da legislação vigente e deve ser obtido pela empresa antes de esse produto ser ofertado à população.

Até o momento não foi encontrada nenhuma nota oficial ou posicionamento da empresa, lembrando que o espaço permanece em aberto para que possa expor sua versão dos fatos.

Ovos tipo caipira vermelho, da Granja Dourados (Foto: Reprodução / Facebook)

QUAL O PAPEL DA ANVISA?

A Anvisa desempenha um papel fundamental no Brasil quando se trata de garantir a segurança e qualidade dos produtos e serviços relacionados à saúde.

Ela é responsável por estabelecer normas e regulamentos que assegurem que os alimentos, medicamentos, produtos médicos, cosméticos e vários outros produtos e serviços estejam em conformidade com padrões de qualidade e segurança.

Anvisa (Foto: Reprodução / Gov)

Autor(a):

Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: diego.laureano@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile