“Retrospectiva 2015”: TOP 15 – As melhores edições da coluna ‘Ligado na TV’
30/12/2015 às 18h55
Ao longo deste ano produzi 57 edições [veja todas aqui] da Ligado na TV, coluna que assino aqui no site TV Foco. Em forma comemorativa ao fim de ano, preparei uma coluna especial elencando as 15 edições – TOP 15 – mais populares e enfáticas sobre o 2015 na TV brasileira. Nesse sentido, as colunas foram organizadas de forma cronológica e ilustram momentos importantes das maiores emissoras brasileiras, sob minha ótica opinativa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A primeira edição dessa lista traz a minissérie Felizes Para Sempre?, exibida pela Globo no início do ano. Além do bumbum de Paolla Oliveira, a minissérie fez sucesso pela história envolvente e pela boa audiência (consequência). Teve um ótimo desfecho, o que a fez acertar num dos quesitos mais detonados ultimamente pelo público nas produções nacionais [coluna na íntegra].
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A segunda edição da lista diz respeito ao retorno de Gugu à Record, ocorrido em fevereiro deste ano. Comprovando um grande equívoco da emissora dos bispos, Gugu apostou suas fichas no jornalismo, estreando com a presidiária Suzane von Richthofen. A Record ainda precisa aprender que nem só de jornalismo se constrói uma programação de qualidade. A fórmula não é ser boa em partes, mas sim no todo [coluna na íntegra].
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A terceira edição da lista envolve a morte do personagem José Alfredo, o Comendador de Império. Contrariando o público (como de praxe), o novelista Aguinaldo Silva matou o personagem que conquistou o Brasil, e, com isso, revoltou a maior parte dos telespectadores. Para acalentar os decepcionados, uma possível “alma” do Comendador surgiu na última cena da trama das 21h [coluna na íntegra].
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Astro de Alma Gêmea abandona a Globo, vive de profissão comum e detona o que veterana fez: “Porr@ toda”
● Relação do Maníaco do Parque com trans é revelada e entrega o que assassino fazia no sexo: “Queria ser mulher”
● Estrela de Cheias de Charme vira faxineira para sobreviver após demissão e acaba de assumir profissão comum
A quarta edição do TOP 15 destaca duas reprises que fizeram sucesso neste ano, O Rei do Gado no Vale a Pena Ver de Novo da Globo e A Usurpadora em sua sexta exibição no SBT. São exemplos que representam a aprovação das reprises pelo público [coluna na íntegra].
A quinta edição da lista traz o Big Brother Brasil 2015, reality clássico da Globo. Com ingredientes como traições, brigas, desistências e algumas inovações, a décima quinta edição do reality conseguiu estancar a queda gradativa de audiência, terminando com média geral maior (21.8 vs 23) do que a edição passada [coluna na íntegra].
A sexta edição do TOP 15 frisa que exatamente no dia 26 de abril deste ano a Rede Globo de Televisão comemorou seu cinquentenário. Apesar de ter sido, por diversos motivos, um ano de crise para a emissora, a velha senhora conseguiu sustentar-se e manter a qualidade que a faz deter o título de “melhor programação do Brasil” [coluna na íntegra].
A sétima edição da lista traz o quarteto Cidade Alerta, Os Dez Mandamentos, Jornal da Record e Gugu. As quatro atrações foram responsáveis pelos altos números de audiência obtidos pela Record, que chegou a assustar e vencer as concorrentes em vários momentos do ano [coluna na íntegra].
A oitava edição da presente lista ressalta a grande polêmica que envolveu os nomes de Zeca Camargo e Cristiano Araújo, o qual morreu no dia 24 de junho deste ano. O apresentador global produziu uma crônica sobre a morte trágica do sertanejo, exibida pela Globo News no Jornal das Dez. Cheia de comentários desnecessários e equivocados, Zeca despertou o ódio de fãs e amigos cantores de Cristiano Araújo [coluna na íntegra].
A nona edição da lista evidencia 5 motivos que provam que o Pan de Toronto 2015 que a Record exibiu foi um fiasco. A equipe de profissionais foi fraca, faltou infraestrutura, teve uma cobertura reduzida, faltou emoção na transmissão e a repercussão entre o público não ocorreu de forma satisfatória [coluna na íntegra].
A décima edição do TOP 15 destaca Xuxa Meneghel na Record. A eterna “rainha dos baixinhos” movimentou o ano com sua ida para Record. Porém, o programa da loira apresenta três falhas graves que o comprometem: (1) falta conteúdo de qualidade; (2) falta ritmo e organização e (3) cultua em excesso o “Xou da Xuxa”, a figura da apresentadora [coluna na íntegra].
A décima primeira edição da lista enfatiza o sucesso dos realities de culinária na televisão brasileira. Super Chef (Globo), Cozinha Sob Pressão (SBT), Bake Off Brasil (SBT), Batalha dos Confeiteiros (Record), MasterChef Brasil e MasterChef Junior (Band) comprovam que 2015 foi o ano com mais investimentos nessa linha específica de atrações culinárias [coluna na íntegra].
A décima segunda edição do TOP 15 destaca a consagração de Verdades Secretas, novela das 23h da Globo. Com uma história original e envolvente escrita por Walcyr Carrasco, uma direção primorosa de Mauro Mendonça Filho e atuações impecáveis, como as de Grazi Massafera, Marieta Severo e Camila Queiroz, o folhetim merece o título de melhor novela do ano da emissora carioca [coluna na íntegra].
A décima terceira edição da presente lista traz dois grandes feitos da Globo este ano. Com maestria, a emissora dos Marinhos conseguiu reinventar dois programas clássicos: Vídeo Show, ao vivo e com Monica Iozzi e Otaviano Costa excelentes; e o Zorra, o qual tirou o foco dos bordões e dos personagens fixos e passou a produzir esquetes bem produzidos (e engraçados) voltados a temas da atualidade, com direito a cutucar as atrações da concorrência [coluna na íntegra].
A décima quarta e penúltima edição da lista ressalta a brilhante Além do Tempo, trama das 18h da Globo. Assinada por Elizabeth Jhin, com direção de núcleo de Rogério Gomes e direção geral de Pedro Vasconcelos, o folhetim inovou com duas novelas em uma e entrou de forma intensa na história na teledramaturgia brasileira [coluna na íntegra].
A décima quinta e última edição do TOP 15 ressalta o folhetim bíblico da Record, Os Dez Mandamentos. Fenômeno de audiência e repercussão, a trama escrita por Vivian de Oliveira, com direção geral de Alexandre Avancini, venceu o Jornal Nacional e a novela das 21h da Globo em diversas ocasiões. Feitos históricos que fizeram de Os Dez Mandamentos o maior sucesso do ano da TV brasileira [coluna na íntegra].
Por fim, peço aos caros leitores que acompanharam ao longo do ano esta coluna para que nesse momento façam uma avaliação nos comentários. O que vocês acham da coluna Ligado na TV? Estou (sempre) aberto a críticas, elogios e/ou sugestões. Estarei lendo e, sempre que necessário, respondendo todos os comentários avaliativos concernentes à coluna. Obrigado pela preferência e um 2016 cheio de coisas boas para todos!
* Todas as imagens são de divulgação/reprodução das respectivas emissoras, com acréscimo de texto por montagem do site.
Twitter: @JuniorDanyllo
E-mail: [email protected]
As opiniões aqui retratadas não refletem necessariamente a posição do TV Foco e são de total responsabilidade de seu idealizador.
Autor(a):
Danyllo Junior
Escreve artigos de opinião sobre televisão desde 2009. Enfermeiro, Mestrando da UFRN, autor de livro - Morte Gêmea - e contos, e apaixonado pelos afins da televisão. Integra a equipe do TV Foco/iG desde maio de 2013, assinando atualmente a coluna semanal ‘Ligado na TV’, na qual lança seu olhar sobre o curioso universo televisivo. (e-mail: [email protected])