“Retrospectiva 2016”: relembre alguns programas que foram cancelados este ano
12/12/2016 às 21h55
2016 chegará ao fim sendo considerado um dos anos mais difíceis para o Brasil, que vem enfrentando uma grave crise financeira. Esta crise não foi polarizada, e acabou afetando praticamente todos os segmentos no país, incluindo a televisão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Alguns programas que não deram retorno em audiência e faturamento acabaram saindo do ar, atitude extrema que também pode ser vista como estratégia das emissoras para diminuir custos em meio a atual situação econômica do Brasil. Em outros casos, apenas capricho de seus donos e executivos. O TV Foco lista agora algumas das atrações que não renderam o esperado este ano e acabaram sendo extintas.
“Sem Censura”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um dos programas mais tradicionais da televisão brasileira, com 31 anos de história, o “Sem Censura” sairá do ar na TV Brasil.
A jornalista Leda Nagle, com 40 anos de jornalismo, e que comanda o programa de entrevistas ao vivo desde 1996, já foi informada que a atração será cancelada e que não terá seu contrato renovado — ela tem vínculo até o dia 5 de janeiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Futebol na Band
Carro chefe há anos do canal, as transmissões de futebol, em especial do Brasileirão, foram canceladas pela Band.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Irreconhecível, mais velho e fora do país: Pablo, do Qual é a Música, vive nesta situação hoje
● Lembra dela? Atriz mirim de Alma Gêmea está irreconhecível, vivendo longe dos holofotes e com profissão comum
● Eterno Cirilo de Carrossel dá basta, assume sobre sexualidade e confessa “Eu sou”
Além disso, as expectativas não são animadoras. A chance de a Bandeirantes voltar a transmitir jogos de futebol no ano que vem, em se tratando de regionais ou mesmo o campeonato nacional, é nenhuma.
Os problemas que o canal enfrenta impedem. Existe hoje um trabalho que tem exigido inclusive o sacrifício de vários dos seus prestadores de serviços. A maioria já foi convocada para diminuir o valor das suas remunerações.
“Roberto Justus +”
O apresentador Roberto Justus acumulava três programas na Record. Ele, que apresentava o “Roberto Justus +” e os reality shows “A Fazenda” e “Power Couple”, ficará apenas com os dois últimos.
A atração sairá definitivamente da programação em dezembro. A produção foi desmontada há meses, mas continuava no ar.
A informação foi confirmada pelo próprio apresentador, que pretende se dedicar ao nicho de reality shows. “Provavelmente teremos mais uma edição do ‘Power Couple’ no ano que vem, e a Record estuda se haverá ‘A Fazenda’”, disse.
“Plantão Animal”
Não foi dessa vez que Jackeline Petkovic conseguiu voltar à TV em definitivo. O “Plantão Animal” da RedeTV! foi retirado da grade.
O programa, que estreou em maio, e vinha sendo exibido nas tardes de domingo, mostrava procedimentos realizados em hospitais veterinários sem fins lucrativos, matérias externas, dicas sobre pets, vídeos sobre animais e até concursos culturais. A audiência, entretanto, ficava na casa de 0,4 ponto na Grande São Paulo, bem abaixo do esperado pela emissora.
“Programa Raul Gil”
Um dos principais cancelamentos do ano, o “Programa Raul Gil” deixa o SBT após 6 anos, devido a mudanças na programação que Silvio Santos decidiu realizar. Mirando o final de semana, o empresário optou por adiar a estreia de sua nova grade para o sábado.
Celso Portiolli assumirá a faixa hoje ocupada por Raul e estrearão o reality “Fábrica de Casamentos”, com Chris Flores e Carlos Bertolazzi, e o novo programa de Otávio Mesquita. Tais mudanças, previstas para ocorrerem em janeiro, irão ao ar em março de 2017, mais precisamente no dia 4.
“Programa do Jô”
Outro cancelamento que chocou o Brasil foi o do “Programa do Jô” da Globo. Após 16 anos, a última temporada da atração termina nesta sexta (16). Ele se mostrou por diversas vezes magoado com o descaso da TV carioca.
“Não sou eu quem está deixando a TV. É a TV quem está me deixando”, disse o apresentador em setembro, entre palmas do público presente. “E eu não quero parar“, afirma ele em seu programa.
“Repórter Record Investigação”
A Record decidiu cancelar o “Repórter Record Investigação”, jornalístico comandado por Domingos Meirelles.
Com isso, vários profissionais serão demitidos, incluindo os jornalistas Ogg Ibrahim e Josmar Jozino. No entanto, a emissora resolveu manter Domingos em seu casting.
“O Homem Errado”
Antes de estrear, a novela “O Homem Errado” foi cancelada. Estava tudo certo para a trama ir ao ar, sendo a primeira de Duca Rachid e Thelma Guedes no horário.
No entanto, devido ao fato do horário continuar em queda na Globo, o departamento de Dramaturgia, em especial Silvio de Abreu, resolveram cancelar a trama.
“A novela só ia ao ar daqui a um ano, a gente sempre reforçava isso. Era um projeto ousado, um thriller. Mas normal, vida que segue”, declarou Thelma em entrevista. No lugar de “O Homem Errado”, entrará uma novela de Walcyr Carrasco, que teve suas férias de 2017 canceladas.
“Okay Pessoal”
O SBT decidiu interromper o “Okay Pessoal”, de Otávio Mesquita. O apresentador, em reunião com a direção do SBT, decidiu parar com oprograma para se dedicar inteiramente ao seu novo projeto e investir forte na nova atração. A estreia aos sábados deverá acontecer em março de 2017.
Especial de fim de ano com Luan Santana
Outro que nem chegou a ir ao ar.
Como já havíamos informado aqui no TV Foco, existiam planos nos bastidores da Globo para levar ao ar neste fim de ano um especial com o cantor de sertanejo universitário Luan Santana. Sem motivo aparente, no entanto, o programa foi cancelado.
O projeto, para quem não sabe, apresentava um pequeno diferencial do que vem sendo oferecido pelo canal nos últimos anos. Seria uma mistura de musical com dramaturgia, que exploraria tanto o lado cantor de Luan, quanto o de ator e dançarino.
“Olha a Hora”
Sempre marcando menos que o antigo programa de João Kléber, o programa de Faccioli perdeu tempo de duração no ar e foi transferido para as 18 horas, herdando os péssimos índices da programação da igreja Universal.
De última hora e sem aviso prévio algum na programação, a RedeTV! resolveu cancelar de vez o jornalístico de Faccioli e em seguida usou um “tapa-buraco”, que já saiu do ar. E advinha o que a RedeTV colocou no lugar: igreja evangélica e programa de enganação caça-níqueis.
“Chapa Quente”
Em relação ao “Chapa Quente”, que era exibido às quintas na Globo, apesar de resultados que podem ser entendidos como bem razoáveis, poucos acreditam na emissora numa próxima temporada.
Na Globo, já avaliam que apesar dos números, o programa não tem mais história para contar e a ordem é sair por cima. Não querem repetir o erro de “Tapas & Beijos”, que se arrastou nas últimas edições.
“Good News”
O jornalístico que era apresentado todas as sextas foi cancelado na RedeTV!. A atração era comandada por Claudia Barthel desde 2014, antes por Renata Maranhão.
“Você na TV”
João Kleber passou a comandar apenas o seu novo programa na emissora, o “JK Show”, que vai ao ar aos domingos, logo após o “Encrenca”. Desta forma, o “Você na TV”, antigo programa diário do apresentador, que é acusado constantemente de “armação”, revelando segredos bizarros de participantes, foi cancelado.
“Planeta Extremo”
O programa “Planeta Extremo deixou a grade de programação da Globo este ano. Todos os demais profissionais foram redistribuídos em outras áreas do jornalismo. A razão, apesar da audiência sempre boa, é o alto custo da produção. Vale lembrar que no ano passado através do programa a TV Globo foi a primeira emissora do mundo com imagens diretamente do Nepal após o terremoto que assolou o país.
Autor(a):
Vinícius Vieira
Formado em jornalismo, fui um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.