Grandes novidades sobre o INSS foram confirmadas e você que é beneficiário precisa ficar sabendo
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável pelo pagamento da aposentadoria e demais benefícios aos trabalhadores brasileiros. Vale lembrar que mensalmente a autarquia realiza os pagamentos mensais, mas uma reviravolta foi confirmada neste sábado, 25 de maio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações do portal FDR, a partir deste mês, alguns dos segurados poderão notar uma diferença no valor que será recebido em suas contas bancárias. Acontece que a taxa de consignado do INSS foi alterada recentemente, com isso surgirão mudanças nos pagamentos.
Para quem não sabe, a modalidade de crédito disponibilizada pelo Instituto permite que aposentados ou pensionistas tenham acesso a empréstimos pagando uma taxa menor do que a que é praticada pelo mercado. Entretanto, um novo limite para essa operação foi definida recentemente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como a cobrança é realizada de forma direta na folha de pagamento, a alteração deverá modificar o total do salário que é recebido pelo aposentado ou pensionista. A partir deste mês, os juros cobrados para a contratação de consignado serão limitados a 1,68%, antes a taxa era de 1,72% ao mês.
Já para os aposentados ou pensionistas que possuem cartão de crédito consignado, a taxa também foi reduzida. O novo limite caiu de 2,55% para 2,49% ao mês. As mudanças trarão um importante benefício para os segurados já que reduzem significativamente os juros cobrados pelas operações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E pagamento do 14° salário?
O 14º salário, proposto através do Projeto de Lei n.º 4.367 de 2020, é um benefício destinado a aposentados e pensionistas do INSS. Este benefício propunha o pagamento de um salário extra por ano, durante o período da pandemia do Coronavírus, em 2020 e 2021, além do décimo terceiro.
Se o Projeto de Lei (PL) for aprovado, todos os beneficiários que recebem o décimo terceiro salário do INSS, anualmente, também terão direito ao abono extra. Os critérios de pagamento do 14º salário seguirão os mesmos já aplicados pelo INSS. Por enquanto, ele não deve sair do papel.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE