IMPORTANTE
Reviravolta do Bolsa Família: Saída de 45% dos beneficiários do programa acaba de ser anunciada nesta terça
26/09/2023 às 21h02

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pesquisa revela que o Programa social concedido pelo Governo teve uma baixa no número de beneficiários, mas o motivo é animador
Uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em parceria com o Instituto Mobilidade e Desenvolvimento Social (IMDS) trouxe informações relevantes sobre a primeira geração de beneficiários do programa Bolsa Família.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pesquisa revela que 45% dos beneficiários deixaram o Bolsa Família (Imagem Reprodução Internet)
O estudo, parte das comemorações dos 20 anos do programa, analisou a trajetória desses beneficiários desde sua infância até a idade adulta.
Os dados revelaram que a maioria das pessoas que participaram da primeira geração do Bolsa Família, entre as idades de 7 e 16 anos até dezembro de 2005, conseguiu, ao atingir a idade adulta, deixar o Cadastro Único do governo federal e, consequentemente, parar de receber o auxílio.
Leia também:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

80% de desconto e 120 meses pra pagar: Isenção colossal de dívidas chega a 3 grupos no Rio Grande do Norte

Proibição nos shoppings e +1 lei: Tarcísio sanciona 2 viradas em SP e atinge Cidade Jardim, Ibirapuera e+

Dívidas e assassinato: 2 sentenças da morte de estrela amada do BBB
O estudo buscou avaliar a mobilidade social na base da pirâmide social brasileira após a implementação do Bolsa Família, analisando a taxa de emancipação de programas sociais do governo e a entrada desses indivíduos no mercado formal de trabalho.
Dos beneficiários que hoje têm entre 21 e 30 anos, 64% estavam fora do Cadastro Único, que é a base de dados governamental sobre pessoas em situação de pobreza.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Destes, 45% conseguiram acessar o mercado de trabalho formal pelo menos uma vez entre 2015 e 2019.

Pesquisa revela que 45% dos beneficiários deixaram o Bolsa Família, programa do Governo Federal (Imagem Reprodução Internet)
Além disso, o estudo destacou que 20% dos que receberam o benefício na infância e juventude continuaram a recebê-lo, o que sugere uma “relativa mobilidade social na base da distribuição de renda do Brasil para os beneficiários do Bolsa Família”.
O Ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, apresentará esses e outros dados sobre a política pública do Bolsa Família em um evento nesta terça-feira (26), reforçando a importância da análise da mobilidade social e das mudanças na vida dos beneficiários ao longo das duas décadas do programa.
Quantas pessoas estão inscritas no Bolsa Família?
Segundo um levantamento do Governo Federal, em agosto de 2023 o total de inscritos no Bolsa Família chegou a 21,14 milhões de brasileiros.
Autor(a):
Fernanda Sermuknis
Eu sou Fernanda Zanardo, tenho 32 anos e sou bacharel em direito por formação pela FMU. Sempre atenta à tudo ao meu redor, sou Redatora Web por vocação. Encantada pelo mundo das novelas e dos realities, adoro escrever sobre tudo o que acontece nas tramas, fazer resumo de capítulos e das conversas e brigas entre os confinados. Amo animais e viajar. Minha rede social: @fe.muknis