Motoristas em todo o país precisam ficar atentos quanto uma nova virada na lei que pode fazer doer o bolso
Todos sabem que um dos maiores sonhos de brasileiros é ter o tão sonhado carro na garagem.
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Desde muito cedo, muitos de nós já simulamos o ato de dirigir pelas ruas da cidade, tendo aquela sensação de liberdade e autonomia.
Porém, sabemos bem que não basta ter um carro e sair por aí dirigindo, precisamos ter uma CNH (Carteira Nacional de Habilitação) em mãos.
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A posse de tal documento permite que a gente consiga dirigir veículos e automotores em geral dentro do país.
Porém, uma lei que está em vigor desde julho de 2023 regatou a possibilidade de uma multa que pode doer no bolso de muitos motoristas neste mês de maio.
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Isso sem falar que alguns ainda podem correr o risco de serem impedidos de dirigir.
Vale dizer que essa reviravolta na lei deixou muitos motoristas apreensivos e, de certa forma, inconformados.
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Dor no bolso …
De acordo com o portal Radio Senado, os motoristas das categorias C, D e E que não fizerem exame toxicológico a cada dois anos e seis meses passam a cometer infração gravíssima, com multa prevista após trinta dias desse prazo.
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Só para ter um vislumbre de valores, caso a Lei não seja cumprida, os motoristas poderão pagar valores que podem chegar a R$ 1.467,35 fora a adição de 7 pontos na carteira de habilitação.
A saber, em caso de reincidência dentro de 12 meses, a multa poderá chegar a R$ 2.934,70 e o direito de dirigir poderá ser suspenso.
A punição será aplicada a condutores de caminhões e ônibus, por exemplo.
A medida virou lei (14.599/2023) a partir da derrubada, pelo Congresso Nacional, do veto do presidente Lula à alteração feita pelos deputados na análise da MP 1.153/2022.
A contagem começa da obtenção ou renovação da CNH, independentemente da validade dos demais exames já realizados.
Vale lembrar que desde 2015, os condutores das categorias C, D e E passaram a ter de comprovar resultado negativo em exame toxicológico para a obtenção e a renovação da CNH.
AGORA, além do exame na emissão e renovação, os motoristas têm um prazo menor para renovar o toxicológico.
Qual o prazo da regulamentação?
Segundo o portal Migalhas, a lei passa a determinar, ainda, que o Ministério do Trabalho e Emprego será obrigado a regulamentar a aplicação dos exames em até 180 dias da entrada em vigor do novo trecho da lei.
A aplicação e a fiscalização do teste devem ser periódicas e constantes, por meio de processos e sistemas eletrônicos.
Vale comentar que a lei 14.599/23, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro, foi sancionada em junho de 2023 por Lula, mas com nove vetos.
Porém, na semana do dia 16 de outubro de 2023, o Congresso derrubou os vetos presidenciais, e ordenou oficialmente os trechos que punem com infração gravíssima e multa multiplicada por cinco condutores de:
veículos de carga, ônibus e afins que não realizarem tais exames conforme determinado por lei.