O QUE ESTÁ ACONTECENDO?!

Reviravolta na lei traz de volta multa TEMIDA pelos motoristas e pode doer no seu bolso em maio

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Reviravolta na lei traz de volta multa mais temida pelos motoristas (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/Pinterest)

Motoristas em todo o país precisam ficar atentos quanto uma nova virada na lei que pode fazer doer o bolso

Todos sabem que um dos maiores sonhos de brasileiros é ter o tão sonhado carro na garagem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desde muito cedo, muitos de nós já simulamos o ato de dirigir pelas ruas da cidade, tendo aquela sensação de liberdade e autonomia.

Porém, sabemos bem que não basta ter um carro e sair por aí dirigindo, precisamos ter uma CNH (Carteira Nacional de Habilitação) em mãos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A posse de tal documento permite que a gente consiga dirigir veículos e automotores em geral dentro do país.

Porém, uma lei que está em vigor desde julho de 2023 regatou a possibilidade de uma multa que pode doer no bolso de muitos motoristas neste mês de maio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso sem falar que alguns ainda podem correr o risco de serem impedidos de dirigir.

Vale dizer que essa reviravolta na lei deixou muitos motoristas apreensivos e, de certa forma, inconformados.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dor no bolso …

De acordo com o portal Radio Senado, os motoristas das categorias C, D e E que não fizerem exame toxicológico a cada dois anos e seis meses passam a cometer infração gravíssima, com multa prevista após trinta dias desse prazo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Só para ter um vislumbre de valores, caso a Lei não seja cumprida, os motoristas poderão pagar valores que podem chegar a R$ 1.467,35 fora a adição de 7 pontos na carteira de habilitação.

A saber, em caso de reincidência dentro  de 12 meses, a multa poderá chegar a R$ 2.934,70 e o direito de dirigir poderá ser suspenso.

A punição será aplicada a condutores de caminhões e ônibus, por exemplo.

A medida virou lei (14.599/2023) a partir da derrubada, pelo Congresso Nacional, do veto do presidente Lula à alteração feita pelos deputados na análise da MP 1.153/2022.

A contagem começa da obtenção ou renovação da CNH, independentemente da validade dos demais exames já realizados.

Vale lembrar que desde 2015, os condutores das categorias C, D e E passaram a ter de comprovar resultado negativo em exame toxicológico para a obtenção e a renovação da CNH.

AGORA, além do exame na emissão e renovação, os motoristas têm um prazo menor para renovar o toxicológico.

Qual o prazo da regulamentação?

Segundo o portal Migalhas, a lei passa a determinar, ainda, que o Ministério do Trabalho e Emprego será obrigado a regulamentar a aplicação dos exames em até 180 dias da entrada em vigor do novo trecho da lei.

A aplicação e a fiscalização do teste devem ser periódicas e constantes, por meio de processos e sistemas eletrônicos.

Vale comentar que a  lei 14.599/23, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro, foi sancionada em junho de 2023 por Lula, mas com nove vetos.

Porém, na semana do dia 16 de outubro de 2023, o Congresso derrubou os vetos presidenciais, e ordenou oficialmente os trechos que punem com infração gravíssima e multa multiplicada por cinco condutores de:

veículos de carga, ônibus e afins que não realizarem tais exames conforme determinado por lei.

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Sair da versão mobile