Benefícios estão passando por um pente-fino
O INSS é o órgão responsável pelos pagamentos de vários benefícios, entre eles aposentadorias, pensões e auxílios.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que pensionistas do INSS, onde muitos possuem menos de 60 anos ao receberem Pensão por Morte podem ser prejudicados por causa disso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações da revista Veja, a Polícia Federal (PF) cumpriu recentemente 14 mandados de busca e apreensão em Alagoas.
O motivo, seria suspeitos que teriam desviado R$ 13 milhões de reais através de fraudes na concessão de pensões por morte pelo INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A operação Geração Espontânea teve o apoio da Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social, onde foi relatado que para que isso fosse efetivado, os suspeitos teriam contado com uma ajuda de um servidor do INSS.
Desse modo, uma lista de cadastro de segurados mortos eram levantadas. Os criminosos então, recrutavam pessoas para registrá-las como beneficiárias das pensões, sendo mães, pais ou crianças fictícias.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essas pessoas se tornavam pensionistas de segurados falecidos. Isso gerava não só pagamentos dos benefícios concedidos como também créditos retroativos, que eram repassados à suposta organização criminosa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A PF e a Previdência Social descobriram 119 pensões por morte concedidas com suspeitas de irregularidades, das quais 75 foram suspensas ao longo das investigações.
Sendo assim, o INSS vai revisar todos os benefícios indícios de fraudes. O pente-fino pode impedir até R$ 10 milhões de reais em pagamentos futuros indevidos.
Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos municípios de União dos Palmares, São José da Laje, Murici e Maceió, todos expedidos pela 7ª Vara Federal de Alagoas.
CALENDÁRIO DE PAGAMENTOS DO MÊS DE JULHO DO INSS FOI LIBERADO?
O INSS divulgou finalmente as datas de pagamentos das aposentadorias e pensões deste mês de julho, que prometem beneficiar até 33,4 milhões de previdenciários de acordo com o portal UOL.
Confira abaixo os dias de pagamento, de acordo com o número final do cartão:
- Final 1: 24 de junho;
- Final 2: 25 de junho;
- Final 3: 26 de junho;
- Final 4: 27 de junho;
- Final 5: 28 de junho;
- Final 6: 1 de julho;
- Final 7: 2 de julho;
- Final 8: 3 de julho;
- Final 9: 4 de julho;
- Final 0: 5 de julho;