Fundo de Garantia cravam duas grandes viradas com saldo retido e substituto do saque aniversário
Duas grandes viradas estão programadas para acontecerem no FGTS nos próximos meses e isso pode ajudar muito os trabalhadores brasileiros.
Isso porque são dois projetos de lei que ainda estão em tramitação dentro da câmara, ou seja, isso significa que ainda não é nada certo que terão mudanças, mas, são projetos que podem virar leis.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O primeiro, segundo informações do portal Revista dos Benefícios, revisão do FGTS, ordenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), traz uma mudança importante para os trabalhadores brasileiros.
Agora, os saldos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço entre 1999 e 2013 serão corrigidos de forma mais precisa, refletindo melhor a inflação do período.
Isso significa que os trabalhadores que contribuíram para o FGTS nesse período podem ter direito a receber uma compensação por perdas causadas pela correção inadequada dos saldos, o que pode resultar em uma restituição financeira significativa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A revisão do FGTS está em debate nos tribunais, questionando a maneira como o dinheiro no Fundo de Garantia é corrigido. Atualmente, o rendimento do FGTS é de 3% ao ano mais a TR, o que resulta em um retorno quase nulo.
Outra boa notícia, segundo informações do portal BMCNews, ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, reafirmou o compromisso do governo em avaliar mudanças significativas nas modalidades de crédito consignado disponíveis para os trabalhadores brasileiros.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante uma audiência pública realizada na Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados, Marinho destacou a intenção de substituir o saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por uma nova forma de crédito consignado, mais segura e menos propensa a gerar dívidas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Luiz Marinho argumenta que a nova política não só ajudará a evitar o endividamento dos trabalhadores, mas também permitirá que o FGTS cumpra melhor seu papel de proteção ao emprego e de apoio ao financiamento de infraestrutura.
A audiência, proposta pelo deputado Capitão Alberto Neto, é parte de uma série de encontros que visam discutir as prioridades do setor para este ano.
O QUE É O FGTS?
Com o FGTS, o trabalhador tem a oportunidade de formar um patrimônio, que pode ser sacado em momentos especiais, como o da aquisição da casa própria ou da aposentadoria e em situações de dificuldades, que podem ocorrer com a demissão sem justa causa ou em caso de algumas doenças graves.