Fique por dentro de todos os detalhes sobre o documento
Nos últimos meses o Brasil inteiro foi pego de surpresa com a notícia de que o famoso documento “RG” estaria dando adeus, e assim, iriamos conhecer o seu substituto.
Dito isso, com direito a nada mais, nada menos que o adeus aposentadoria no INSS e bloqueio em bancos, vocês saberão agora todos os detalhes sobre o assunto do momento e como emitir o seu novo documento em apenas 3 passos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações do portal FDR, na nova versão do documento, o número do RG é excluído do documento e substituído pelo CPF. A mudança acontece porque, de acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, o Cadastro de Pessoa Física passará a ser a forma principal de identificação no país.
Pois bem, sendo assim, as informações dão conta ainda de que a principal missão da mudança é evitar possíveis fraudes que eram aplicadas com o RG. Além disso, o novo RG também traz outras modificações;
Agora, será possível incluir outros documentos na carteira de identificação.
Para quem não sabe, a emissão do novo RG é de responsabilidade dos estados. Dessaforma, o cidadão deve procurar o órgão responsável pelo documento no local onde mora; Após realizar o agendamento, ele poderá contar com a nova versão do RG.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações do portal MEU ID, o RG desatualizado pode levar até mesmo ao bloqueio em bancos e adeus a aposentadoria do INSS. Sendo assim, se o documento tiver mais de 10 anos, embora isso não esteja previsto em lei, ele pode não ser aceito em alguns lugares e serviços, como instituições bancárias, aeroportos, previdência e outros.
Ainda segundo o que foi divulgado pela fonte, por exemplo, ao contratar um empréstimo ou financiamento, o RG apresentado precisa estar atualizado. Isso ocorre, principalmente, porque os bancos e instituições passaram a fortalecer suas medidas antifraude de identidade.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, é muito importante deixar claro que os aposentados e pensionistas precisam fazer a chamada prova de vida, apresentando a documentação nos bancos o RG com até 10 anos de emissão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como emitir o novo RG?
Segundo informações do portal Remessa Online, para tirar o novo RG, basta ir ao órgão emissor da sua cidade e apresentar a certidão de nascimento ou casamento.
As secretarias de Segurança Pública do Distrito Federal e de cada estado serão as responsáveis por disponibilizar o documento.
Sobre a versão online, confira como baixar o novo RG:
- Acesse a loja de aplicativos do seu celular;
- busque pelo app RG Digital do estado em que você emitiu o documento;
- com o app instalado, clique na opção “Adicionar RG”;
- escaneie o QR Code no verso de seu documento físico;
- faça o reconhecimento facial;
- crie uma senha de acesso para poder visualizar o documento;
- concluído, agora você tem acesso ao seu RG Digital diretamente de seu celular.