Novo documento oficial, totalmente de graça, é obrigatório e você precisa saber como emitir ele
O novo RG chegou, de uma forma bem diferente do que as pessoas estão acostumados, com mais informações, mais detalhes e o principal, a nova modalidade digital.
Para emitir esse tipo de documento, é extremamente fácil e prático e hoje nós vamos te mostrar como emitir o RG totalmente de graça para facilitar a vida de vocês.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo informações do portal ‘Remessa Online’, desde o dia 6 de dezembro, todos os estados e o Distrito Federal já estão emitindo o novo RG.
O novo RG trará o número do CPF como “registro geral, único e válido para todo o país” na Carteira de Identidade Nacional (CIN). Além disso, não deve conter mais o campo “sexo” nem a distinção entre os campos “nome” e “nome social”.
O QUE EU PRECISO PARA EMITIR O NOVO RG?
Para solicitar o novo RG, basta ir ao órgão emissor da sua cidade e apresentar a certidão de nascimento ou casamento. As secretarias de Segurança Pública do Distrito Federal e de cada estado serão as responsáveis por disponibilizar o documento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O motivo da unificação entre o novo RG e o CPF será para utilizar apenas o CPF como identificador da Carteira de Identidade Nacional (CIN). O número será válido em todo o país, diminuindo assim a probabilidade de fraudes, visto que, na regra antiga, era possível que cada pessoa tivesse 27 números de RG diferentes, sendo um para cada estado onde ela emitisse o documento.
O novo RG é gratuito. A troca do RG antigo pela nova carteira de identidade, bem como a emissão da primeira via desse documento, será gratuita. Porém, para emitir a segunda via, será cobrada uma taxa que varia de estado para estado.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, a nova carteira de identidade apresenta um QR Code, que permite verificar a autenticidade do documento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE