FIQUEM LIGADOS!

Notícia URGENTE sobre quando o seu RG vai perder a validade é divulgada e novo documento deve ser feito

03/04/2023 às 14h29

Por: Lennita Lee
Imagem PreCarregada
RG perderá a validade e novo documento irá o substituir; Veja qual (Foto Reprodução/Internet)

O RG vai deixar de existir saiba aqui como irá funcionar o novo documento e aonde solicitar

E o RG, um dos documentos de identificação mais usado no país, terá sua extinção em breve! Isso porquê a CIN (Carteira de Identidade Nacional) deverá o substituir.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sendo assim o RG  passará a ter um prazo de validade. Vale mencionar que a nova versão do documento também terá uma alternativa digital, o que pode garantir uma série de benefícios para a população, principalmente àqueles que perdem o mesmo com facilidade.

Todavia, ainda existem muitas dúvidas a respeito sobre a sua obrigatoriedade e é sobre elas que iremos falar aqui hoje. Vale mencionar que o RG ainda poderá ser usado como maneira de identificação no país, porém, deverá ser cada vez menos empregado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O RG será substituído pelo CIN mas poderá continuar sendo usado como documento de identificação (Foto Reprodução/Internet)

O RG será substituído pelo CIN mas poderá continuar sendo usado como documento de identificação (Foto Reprodução/Internet)

Isso se deve ao fato de que a versão digital do documento será obrigatória. Espera-se, dessa maneira, que em pouco tempo, a CIN seja o único documento de identificação válido no Brasil.

Mudança necessária

Em suma, o RG é um documento de identificação do cidadão que possui informações e dados como número, a marca digital da pessoa e sua foto. Ele também possui o nome completo, nome dos pais, a data de nascimento, o local e a região de nascimento, e tem validade em todo o território nacional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) irá conter todas as informações do cidadão o que promete facilitar, e muito, a vida dos cidadãos brasileiros (Foto Reprodução/Internet)

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) irá conter todas as informações do cidadão o que promete facilitar, e muito, a vida dos cidadãos brasileiros (Foto Reprodução/Internet)

O cidadão, para fazer o RG, precisa responder a algumas questões e coletar a sua impressão digital. As informações serão então enviadas para os órgãos públicos para serem armazenadas. Dessa maneira, a pessoa será identificada, visto que apenas ela possui o número e sua digital.

De forma análoga, o RG acabará sendo extinto em todo o país. Sendo assim, a nova Carteira de Identidade Nacional irá substituí-lo, e terá uma versão física e digital. Elas terão um prazo de validade, de acordo com a idade da pessoa:

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • 0 a 12 anos incompletos – validade de 5 anos
  • 12 a 60 anos incompletos – validade de 10 anos
  • Acima de 60 anos – validade indeterminada

Quais vantagens da nova carteira de identidade?

CIN, em sua versão física e digital, possui inúmeros benefícios ao seu portador:

Porém, a CIN irá reunir uma série de outros documentos importantes para o cidadão, como por exemplo:

  • Carteira de Trabalho e Previdência Social,
  • Título de eleitor
  • Certificado militar
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
  • Carteira Nacional de Saúde
  • Documento de identidade profissional: NIS, PIS/Pasep, etc.

CIN
Documentação
Notas curiosas
RG

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.