O RG vai deixar de existir saiba aqui como irá funcionar o novo documento e aonde solicitar
E o RG, um dos documentos de identificação mais usado no país, terá sua extinção em breve! Isso porquê a CIN (Carteira de Identidade Nacional) deverá o substituir.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim o RG passará a ter um prazo de validade. Vale mencionar que a nova versão do documento também terá uma alternativa digital, o que pode garantir uma série de benefícios para a população, principalmente àqueles que perdem o mesmo com facilidade.
Todavia, ainda existem muitas dúvidas a respeito sobre a sua obrigatoriedade e é sobre elas que iremos falar aqui hoje. Vale mencionar que o RG ainda poderá ser usado como maneira de identificação no país, porém, deverá ser cada vez menos empregado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso se deve ao fato de que a versão digital do documento será obrigatória. Espera-se, dessa maneira, que em pouco tempo, a CIN seja o único documento de identificação válido no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mudança necessária
Em suma, o RG é um documento de identificação do cidadão que possui informações e dados como número, a marca digital da pessoa e sua foto. Ele também possui o nome completo, nome dos pais, a data de nascimento, o local e a região de nascimento, e tem validade em todo o território nacional.
O cidadão, para fazer o RG, precisa responder a algumas questões e coletar a sua impressão digital. As informações serão então enviadas para os órgãos públicos para serem armazenadas. Dessa maneira, a pessoa será identificada, visto que apenas ela possui o número e sua digital.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De forma análoga, o RG acabará sendo extinto em todo o país. Sendo assim, a nova Carteira de Identidade Nacional irá substituí-lo, e terá uma versão física e digital. Elas terão um prazo de validade, de acordo com a idade da pessoa:
- 0 a 12 anos incompletos – validade de 5 anos
- 12 a 60 anos incompletos – validade de 10 anos
- Acima de 60 anos – validade indeterminada
Quais vantagens da nova carteira de identidade?
A CIN, em sua versão física e digital, possui inúmeros benefícios ao seu portador:
- Permite um melhor acesso ao cidadão a diversos serviços públicos.
- O documento também auxilia na identificação da pessoa em relação aos benefícios de programas sociais do governo.
- Garante uma maior segurança visto que possui selos e detalhes com o objetivo de dificultar a sua falsificação.
- Também será possível ao cidadão, fazer uma declaração múltipla de filiação, a inclusão de nome social sem alterar o registro civil, e fazer a declaração de gênero não binário.
Porém, a CIN irá reunir uma série de outros documentos importantes para o cidadão, como por exemplo:
- Carteira de Trabalho e Previdência Social,
- Título de eleitor
- Certificado militar
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
- Carteira Nacional de Saúde
- Documento de identidade profissional: NIS, PIS/Pasep, etc.