O RG acaba de ter fim confirmado e esse será o documento que o irá substituir muito em breve
O RG, é conhecido nacionalmente como o principal documento de identificação, inclusive, você já deve ter ouvido a famosa frase: “Não saia de casa sem o documento”, não é mesmo?
Pois é, mas o documento verdinho que nos acompanha pra cima e para baixo, está com os dias contados …
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E agora você deve estar se perguntando: “Mas como assim?”, calma que a gente explica!
Vem aí …
Pois é, apesar do RG estar na lista de extinção, um novo documento mais moderno e completo virá para o substituir. Se trata do CIN (Carteira de Identidade Nacional), e que passará a ser convocado às pressas a partir da próxima segunda (06).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o Correio de Minas, inicialmente, a data seria 6 de março de 2022, mas o prazo foi prorrogado pelo governo federal.
A primeira via e a renovação do documento são gratuitas, quem perder e precisar tirar a segunda via, tem de pagar uma taxa estipulada por cada Estado.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Até dia 20/01: Isenção do IPTU é liberada em 2025 para salvar lista de aposentados e pensionistas do INSS
● Adeus aos R$ 600: Bloqueio do Bolsa Família é confirmado a milhares que não fizerem isso até dia (30/12)
● Salário mínimo 2025, vitória do INSS e ISENÇÃO aos idosos 60+: 3 viradas na última semana de 2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Novidades
O novo documento terá versões em papel e no modelo digital, como já acontece com a Carteira Nacional de Habilitação, válido até 28 de fevereiro de 2032, então não será obrigatório trocar de imediato.
O modelo antigo tinha um número próprio e podia ser emitido em qualquer Estado brasileiro ou no Distrito Federal, de forma que a mesma pessoa podia ter 27 documentos diferentes, cada qual com um número.
O novo modelo não tem número próprio visto que ele usa o CPF para identificar o dono, tem apenas um campo para nome, sem distinção entre nome de registro civil e nome social, e não indica o sexo da pessoa.
Ele tem um QR Code que permite verificar a autenticidade do documento e saber se foi furtado ou extraviado.
O documento conta ainda com um código de padrão internacional chamado MRZ, também usado em passaportes e que o torna um documento de viagem.
Mas ATENÇÃO! a validade da nova carteira varia conforme a idade do titular, como podem conferir abaixo:
- 0 a 12 anos incompletos – validade de 5 anos
- 12 a 60 anos incompletos – validade de 10 anos
- Acima de 60 anos – validade indeterminada
Quais estados já estão emitindo o novo documento?
Por enquanto, segundo informações do próprio Governo federal, apenas 12 Estados já estão emitindo a nova carteira de identidade:
- Acre
- Alagoas
- Amazonas
- Goiás
- Mato Grosso
- Minas Gerais
- Pernambuco
- Piauí
- Paraná
- Rio de Janeiro
- Rio Grande do Sul
- Santa Catarina.
Na próxima semana, 10 Estados e o Distrito Federal passarão a emitir apenas o novo modelo, segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos:
- Acre
- Alagoas
- Amazonas
- Goiás
- Maranhão
- Mato Grosso
- Minas Gerais
- Piauí
- Rio Grande do Sul
- Santa Catariana
- Distrito Federal.
Já os outros 16 Estados, como São Paulo, devem emitir os dois modelos por enquanto. Em nota, a secretaria de Segurança Pública de São Paulo confirmou que vai atender ao prazo estipulado:
“A Polícia Civil, por meio do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt, aderiu ao novo modelo de carteira de identidade, CIN, em agosto de 2022.
E está trabalhando o desenvolvimento dos sistemas de integração com a Receita Federal do Brasil e Ministério da Justiça e Segurança Pública, a fim de atender ao prazo de 06 de novembro de 2023″– determinado no art. 24 do Decreto 10977/2022