É OFICIAL

Ricardo Nunes crava FIM vital do rodízio em São Paulo para salvar motoristas em JANEIRO com 10 presentões

Ricardo Nunes

Entenda liberação de Ricardo Nunes (Foto: Agência Brasil)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Regra para reduzir o fluxo de carros nas ruas segue em pausa até a segunda semana de 2025, liberando os motoristas

Desde o dia 23, o rodízio municipal de veículos, na cidade de São Paulo, está em pausa. No entanto, o calendário se mantém até 10 de janeiro, dando os primeiros dias do ano como “presente” aos condutores paulistanos.

Em nota, a prefeitura da capital paulista, liderada por Ricardo Nunes, explicou que a liberação faz parte de um plano estratégico durante o período de festas. Por causa do recesso das empresas, normalmente, as ruas ficam mais vazias nessa época.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, em contrapartida, houve um aumento no número de carros em circulação. Segundo o Detran, nos últimos 4 anos, somente em São Paulo, a frota de veículos cresceu de 6,1 para 6,5 milhões. O órgão é responsável por promover ações relacionadas à habilitação, documentação, além de estatísticas e multas.

Por isso, em 2025, as leis de trânsito, que envolvem também a correção da CNH, prometem ficar ainda mais rígidas. Desta vez, os principais atingidos serão os motoristas mais velhos, que terão que renovar o documento com maior frequência.

Volume de carros nas ruas aumentou e a CNH deve sofrer novas mudanças (Foto: Agência Brasil)

Afinal, para que serve o rodízio de carros?

Para quem não sabe, a regra proíbe a circulação de veículos de passeio no centro expandido da capital paulista nos horários de pico, das 7h às 10h e das 17h às 20h, de segunda à sexta-feira. As áreas incluem vias importantes, como as marginais Tietê e Pinheiros, as avenidas dos Bandeirantes, entre várias outras. Os dias variam de acordo com o final de cada placa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Número de carros nas ruas está cada vez maior, aponta o Detran (Foto: Divulgação)

E como funciona?

Circular de carro durante o rodízio rende 4 pontos na CNH, além de multa (Foto: Agência Brasil)

Conclusão

Vale ressaltar que, o motorista que desrespeitar a lei do rodízio, estará cometendo uma infração de gravidade média, como impõe o Código de Trânsito Brasileiro. Com isso, surge a multa de R$ 130,16, além da adição de 4 pontos na CNH. Aliás, a fiscalização acontece através das câmeras e dos agentes em pontos estratégicos da cidade.

+ Veja ainda outras notícias e curiosidades sobre o Código Brasileiro de Trânsito!

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile