ATENÇÃO!
Castro ciente no RJ: RioCard confirma FIM de passagem GRÁTIS no metrô do Rio de Janeiro à lista de CPFs em 2025
28/03/2025 às 0h15

Atenção moradores do Rio de Janeiro! Fim de passagem gratuita no metrô no estado é confirmado a milhares de habitantes; confira agora
Sabemos que um dos meios de transporte mais utilizados nas grandes cidades tratam-se dos metrôs ou ônibus. Os meios de locomoção são eficientes e com preço acessível, permitindo a população se transferir de um lugar para o outro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No Rio de Janeiro, por exemplo, cidade que conta com a administração de Castro, é a forma mais comum dos passageiros se locomoverem, inclusive, há quem não precise pagar pela passagem de metrô. Contudo, uma notícia nada agradável traz fim do bilhete gratuito à lista de CPFs.
Fim de passagem gratuita
De acordo com apurações do time especialista do TV FOCO, a partir de dados divulgados no portal ‘DIÁRIO’, a prefeitura de Teresópolis comunicou que os usuários do cartão RioCard Mais Passe Especial, usado por pessoas com deficiência, terão o vale transporte suspensos. Assim, perdendo a passagem gratuita.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A situação ocorre em caso de ausência ou foram consideradas inaptas no processo de recadastramento “terão a isenção do pagamento da tarifa de transporte público municipal suspensa”.

A medida passou a ser válida a partir do dia 24 de março. Contudo, aqueles que não realizaram o recadastramento dentro do período de prazo, terão a oportunidade de comparecer ao Centro de Saúde Dr. Amado Gomes de Sá Couto (CES), para regularizar a situação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Multa de R$10 mil no RJ: Lei armada traz 3 punições na Uber por corridas canceladas no Rio de Janeiro
● R$2B: Banco Central baixa veredito sobre venda histórica de banco gigante a rival nº1 no Brasil em 2025
● Liberação histórica nos ônibus em 2025: Lei de trânsito é sancionada por Eduardo Pimentel em Curitiba, PR
“O recadastramento dos beneficiários do passe especial teve um prazo total de três meses. Começou ainda no ano passado, entre os dias 4 e 27 de dezembro de 2024, e teve duas prorrogações: a primeira entre os dias 8 e 17 de janeiro deste ano e a segunda de 12 a 27 de fevereiro”, informa a PMT.
Documentos necessários para o recadastramento:
- Cartão RioCard Mais Passe Especial;
- Documento de identidade com foto;
- CPF;
- Comprovante de residência original atual;
- Laudo médico original e uma cópia emitida nos últimos 6 meses;
- Espelho do CRAS.
Vale mencionar que, os horários de atendimento no CES acontecem nas quartas-feiras, das 8h às 12h, e às quintas e sextas-feiras, das 8h, 12h e das 13h às 17h.

Considerações finais
- Em resumo, a prefeitura de Teresópolis anunciou que os cidadãos que estiveram ausentes ou foram consideradas inaptas no processo terão seus RioCard Mais Passe Especial suspensos;
- Ou seja, diante dessa situação, o cartão destinado a pessoas com deficiências, não poderão usar a gratuidade das passagens.
Por fim, confira mais notícias sobre o Rio de Janeiro CLICANDO AQUI
QUAIS SÃO AS MAIORES ESTAÇÕES DE METRÔ DO BRASIL?
Em suma, em termos de movimentação diária, a estação Sé, em São Paulo, é a maior estação de metro do Brasil, com uma média de 368 mil embarques diários.
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br