Inacreditável!
Sangramento e risco de morte: 2 marcas de queijo são retiradas às pressas de mercados após proibição da Anvisa
28/08/2024 às 10h19
Proibição da Anvisa atinge 2 marcas de queijo populares devido risco fatal
Marcas de queijo muito populares e amadas entre os brasileiros são atingidas por proibição urgente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) após fiscais detectarem contaminações e produtos serem retirados às pressas das prateleiras dos mercados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, os tão consumidos queijos, que estão presentes em milhares de receitas de comidas brasileiras, acabam de se envolver em escândalo e marcas responsáveis terão que responder por seus atos.
Desse modo, de acordo com o portal Consultas do Gov, a Anvisa abriu uma medida cautelar que proibiu a comercialização, distribuição e uso do queijo minas da marca Frimesa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale ressaltar que
Isso porque, durante a fiscalização do dia 21 de junho de 2024, do lote 080424 QB de Queijo Minas Padrão, da empresa Frimesa Cooperativa Central, os fiscais da vigilância encontraram a presença de Escherichia coli e aeróbios mesofilos acima dos limites estabelecidos no padrão microbiológico do alimento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Escherichia Coli é uma bactéria que pode causar infecções que afetam o intestino, a bexiga, os rins, a corrente sanguínea, e ainda, ocasionar doenças mais invasivas, como a meningite em bebês, em especial os recém-nascidos.
Também é importante destacar que é a partir do contato com o trato urinário que a bactéria poderá migrar até os rins, causando um quadro infeccioso ainda mais grave, a pielonefrite. As infecções intestinais podem causar diarreia, às vezes intensa ou com sangue, e dor abdominal.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Atenção donas de casa: ANVISA acaba de proibir farinha popular e nº1 no Brasil após grave descoberta
● Carne recheada de insetos: Vigilância Sanitária interdita açougue de supermercado n°1 por nojeira em 2024
● Risco de intoxicação: ANVISA baixa proibição contra produto n°1 e indispensável às donas de casa
Já em outro caso, a Anvisa suspendeu a comercialização, distribuição e uso do lote (19205) do Queijo Minas Artesanal da Marca do Serro, fabricado pela Cooperativa dos Produtores Rurais do Serro LTDA. A decisão foi tomada após a empresa comunicar voluntariamente o recolhimento do lote.
O lote alvo da medida do dia 6 de maio de 2024, foi considerado fora dos padrões sanitários devido à detecção de Salmonella em níveis acima dos permitidos pela legislação.
A Salmonella é uma bactéria que causa intoxicação alimentar e em casos raros, pode provocar graves infecções e até mesmo a morte. Os sintomas são semelhantes a outros problemas gastrointestinais, como diarreia, vômitos, febre moderada, dor abdominal, mal estar geral, cansaço, perda de apetite e calafrios.
As infecções mais graves acontecem em pessoas idosas e em crianças, devido à fragilidade do sistema imunológico. Pessoas com o sistema imunológico comprometido, como transplantados ou portadores da Aids/HIV, também podem apresentar quadros mais graves da infecção por Salmonella.
Vale ressaltar que tanto a Frimesa quanto a Marca do Serro são empresas de grande importância no ramo alimentício, que contam unidades industriais especializadas em todo o mercado nacional, por isso, as marcas recolheram voluntariamente os produtos indicados pela Anvisa e continuam produzindo produtos de alta qualidade.
No entanto, até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações das empresas a respeito do ocorrido, porém o espaço continua em aberto para que as mesmas possam expor suas versões dos fatos.
Como saber se o produto é aprovado pela Anvisa?
Para descobrir se um produto está de fato regularizado junto à Anvisa, basta acessar o Sistema de Consultas do órgão. As informações do Portal de Consultas são disponibilizadas diretamente pelo órgão, o que garante a autenticidade da informação.
Autor(a):
Luiza Lefundes
Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.