Proibição da Anvisa atinge 2 marcas de queijo populares devido risco fatal
Marcas de queijo muito populares e amadas entre os brasileiros são atingidas por proibição urgente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) após fiscais detectarem contaminações e produtos serem retirados às pressas das prateleiras dos mercados.
Portanto, os tão consumidos queijos, que estão presentes em milhares de receitas de comidas brasileiras, acabam de se envolver em escândalo e marcas responsáveis terão que responder por seus atos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, de acordo com o portal Consultas do Gov, a Anvisa abriu uma medida cautelar que proibiu a comercialização, distribuição e uso do queijo minas da marca Frimesa.
Vale ressaltar que
Isso porque, durante a fiscalização do dia 21 de junho de 2024, do lote 080424 QB de Queijo Minas Padrão, da empresa Frimesa Cooperativa Central, os fiscais da vigilância encontraram a presença de Escherichia coli e aeróbios mesofilos acima dos limites estabelecidos no padrão microbiológico do alimento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Escherichia Coli é uma bactéria que pode causar infecções que afetam o intestino, a bexiga, os rins, a corrente sanguínea, e ainda, ocasionar doenças mais invasivas, como a meningite em bebês, em especial os recém-nascidos.
Também é importante destacar que é a partir do contato com o trato urinário que a bactéria poderá migrar até os rins, causando um quadro infeccioso ainda mais grave, a pielonefrite. As infecções intestinais podem causar diarreia, às vezes intensa ou com sangue, e dor abdominal.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Vômitos e risco fatal: Decreto da ANVISA proíbe marca de sal, manteiga e +1 queridinho das donas de casa
● Anvisa faz proibição contra 4 chocolates de marca n°1 e decreta retirada do Carrefour, Assaí e +
● Alerta urgente no JN: Anvisa baixa ordem às pressas contra produto popular e comerciantes se desesperam
Já em outro caso, a Anvisa suspendeu a comercialização, distribuição e uso do lote (19205) do Queijo Minas Artesanal da Marca do Serro, fabricado pela Cooperativa dos Produtores Rurais do Serro LTDA. A decisão foi tomada após a empresa comunicar voluntariamente o recolhimento do lote.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O lote alvo da medida do dia 6 de maio de 2024, foi considerado fora dos padrões sanitários devido à detecção de Salmonella em níveis acima dos permitidos pela legislação.
A Salmonella é uma bactéria que causa intoxicação alimentar e em casos raros, pode provocar graves infecções e até mesmo a morte. Os sintomas são semelhantes a outros problemas gastrointestinais, como diarreia, vômitos, febre moderada, dor abdominal, mal estar geral, cansaço, perda de apetite e calafrios.
As infecções mais graves acontecem em pessoas idosas e em crianças, devido à fragilidade do sistema imunológico. Pessoas com o sistema imunológico comprometido, como transplantados ou portadores da Aids/HIV, também podem apresentar quadros mais graves da infecção por Salmonella.
Vale ressaltar que tanto a Frimesa quanto a Marca do Serro são empresas de grande importância no ramo alimentício, que contam unidades industriais especializadas em todo o mercado nacional, por isso, as marcas recolheram voluntariamente os produtos indicados pela Anvisa e continuam produzindo produtos de alta qualidade.
No entanto, até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações das empresas a respeito do ocorrido, porém o espaço continua em aberto para que as mesmas possam expor suas versões dos fatos.
Como saber se o produto é aprovado pela Anvisa?
Para descobrir se um produto está de fato regularizado junto à Anvisa, basta acessar o Sistema de Consultas do órgão. As informações do Portal de Consultas são disponibilizadas diretamente pelo órgão, o que garante a autenticidade da informação.