A Agência bateu o martelo e determinou a proibição do macarrão
A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) tem por finalidade institucional promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços.
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Dessa forma, o órgão tem a liberdade de realizar algumas proibições. Dessa vez, sobrou para uma empresa alimentícia de macarrão.
No ano de 2022, a Agência bateu o martelo e proibiu a comercialização, distribuição e o uso das massas alimentícias da marca Keishi, que são fabricadas pela BBBR Indústria e Comércio de Macarrão, segundo a ‘Agência Brasil’. Vale lembrar que a determinação consta em resolução do órgão.
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Segundo informações da agência, durante uma inspeção conduzida em São Paulo, inspetores de saúde identificaram que as massas fabricadas no período entre (25) de julho e (24) de agosto do citado ano, apresentavam a possibilidade de conter propilenoglicol contaminado com etilenoglicol.
Vale lembrar que essa substância é a mesma encontrada em petiscos para cães e que causam a intoxicação e óbito dos animais.
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A Anvisa comunicou que, após a inspeção realizada na BBBR Indústria e Comércio de Macarrão Ltda., foi constatado que a empresa adquiriu e incorporou o insumo contaminado como componente na linha de produção das suas massas.
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“A Anvisa realizou inspeção na BBBR Indústria e Comércio de Macarrão Ltda. e verificou que essa empresa adquiriu e usou o insumo contaminado como ingrediente na linha de produção de suas massas”, destacou a autarquia.
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Além do recolhimento, foi determinado que a empresa deve alertar os consumidores do risco nos produtos. A marca é responsável pela produção e comércio de vários tipos de massas de estilo oriental, como udon, yakisoba, lámen e massas de salgados, como gyoza.
Vale lembrar que a determinação da Anvisa trata-se apenas dos lotes citados nessa matéria. A marca segue em atividade proporcionando o melhor aos clientes.
Quando a Anvisa foi fundada?
O órgão foi fundado no dia (26) de janeiro de 1999, e se tornou a principal responsável por fazer o monitoramento dos produtos que serão comercializados nos mercados e farmácias.