A Agência bateu o martelo e determinou a proibição do macarrão
A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) tem por finalidade institucional promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços.
Dessa forma, o órgão tem a liberdade de realizar algumas proibições. Dessa vez, sobrou para uma empresa alimentícia de macarrão.
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No ano de 2022, a Agência bateu o martelo e proibiu a comercialização, distribuição e o uso das massas alimentícias da marca Keishi, que são fabricadas pela BBBR Indústria e Comércio de Macarrão, segundo a ‘Agência Brasil’. Vale lembrar que a determinação consta em resolução do órgão.
Segundo informações da agência, durante uma inspeção conduzida em São Paulo, inspetores de saúde identificaram que as massas fabricadas no período entre (25) de julho e (24) de agosto do citado ano, apresentavam a possibilidade de conter propilenoglicol contaminado com etilenoglicol.
Vale lembrar que essa substância é a mesma encontrada em petiscos para cães e que causam a intoxicação e óbito dos animais.
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A Anvisa comunicou que, após a inspeção realizada na BBBR Indústria e Comércio de Macarrão Ltda., foi constatado que a empresa adquiriu e incorporou o insumo contaminado como componente na linha de produção das suas massas.
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“A Anvisa realizou inspeção na BBBR Indústria e Comércio de Macarrão Ltda. e verificou que essa empresa adquiriu e usou o insumo contaminado como ingrediente na linha de produção de suas massas”, destacou a autarquia.
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Além do recolhimento, foi determinado que a empresa deve alertar os consumidores do risco nos produtos. A marca é responsável pela produção e comércio de vários tipos de massas de estilo oriental, como udon, yakisoba, lámen e massas de salgados, como gyoza.
Vale lembrar que a determinação da Anvisa trata-se apenas dos lotes citados nessa matéria. A marca segue em atividade proporcionando o melhor aos clientes.
Quando a Anvisa foi fundada?
O órgão foi fundado no dia (26) de janeiro de 1999, e se tornou a principal responsável por fazer o monitoramento dos produtos que serão comercializados nos mercados e farmácias.