Confira tudo sobre a proibição da Anvisa contra chocolate rival da Garoto
A Anvisa mais uma vez age com a proibição de um produto super popular e amado e vocês ficarão sabendo de tudo nesta sexta-feira (7).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para melhor entender, vamos falar então sobre a proibição da ANVISA contra chocolate rival da Garoto tirado do Assaí, Carrefour e outros mercados.
De acordo com informações do portal Agência Brasil, em 2022, a Anvisa acabou recebendo o alerta, que foi divulgado pela Rede Internacional de Autoridades de Segurança Alimentar (Infosan), sobre surto de Salmonella Typhimurium em chocolates da marca Kinder, grande rival da Garoto, por serem do mesmo ramo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o que foi informado na época, o Brasil não estava incluso na lista de países para os quais o produto foi distribuído.
Por meio de um comunicado, a Anvisa disse que estava monitorando as informações das autoridades na Europa sobre os casos de infecção pela Salmonella Typhimurium, associados ao consumo de chocolates da empresa Ferrero, fabricados na Bélgica e distribuídos para diferentes países.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, os responsáveis pela Ferrero no Brasil enviaram comunicado oficial à Anvisa, no qual informaram que a contaminação ocorreu na fábrica em Arlon, na Bélgica, e que as operações foram suspensas, na ocasião.
“A Anvisa segue o monitoramento do caso junto à empresa e acompanha as informações veiculadas por outras autoridades internacionais”, destaca a nota.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que aconteceu com a marca Kinder?
Os produtos Kinder feitos nessa fábrica foram: Kinder Surprise Maxi 100 g, Kinder Surprise 1 x 20 g, Kinder Surprise 3 x 20 g (60 g), Kinder Surprise 4 x 20 g (80 g), Kinder Schokobons WHITE 200 g, Kinder Schokobons 200 g, Kinder Schokobons 125 g, Kinder Schokobons 300 g, Kinder Mix Peluche 133 g, Kinder Mix Advent Calendar 127 g, Kinder Mini Eggs Hazelnut 100 g, Kinder Mini Eggs Mix 250 g, Kinder Happy Moments 162 g.
O fato é que, na época do ocorrido, aproximadamente 150 casos de salmonela, que é uma substância que pode levar a morte, foram detectados em nove países europeus, segundo as agências europeias.
A maioria das infecções ocorreu em crianças menores de 10 anos em nove países europeus: Espanha, França, Alemanha, Bélgica, Irlanda, Luxemburgo, Noruega, Holanda e Suécia.
Por fim, vale falar ainda que no caso citado, em 2022, se tratou de uma retirada dos mercados de forma cautelar e preventiva. Como foi dito acima, não foram detectados casos no Brasil e eles voltaram a vender normalmente e a empresa segue sendo uma das maiores do ramo.