A Agência de Vigilância Sanitária bateu o martelo e determinou a proibição da marca de carne nos mercados
Órgão responsável pela criação de normas, regulamentos e suporte a todas as atividades no Brasil, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) entra em cena com um papel fundamental para todos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O fato é que a autarquia promove a proteção da saúde pelo controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária. Em tese, todos os produtos precisam seguir uma série de normas para poderem ser comercializados.
Mas, não foi isso que uma marca de carnes fez, resultando na proibição da ANVISA e sendo arrancada das prateleiras dos mercados. No último dia (26) de setembro de 2022, a Agência bateu o martelo e determinou o recolhimento em todas as prateleiras da carne moída congelada de bovino marca Grã Filé, SIF/Dipoa 0049/206.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O alimento em questão é do lote fabricado no dia (22) de março de 2017 e com validade de 1 ano, na embalagem plástica de 500g. Vale lembrar que o produto em questão é produzido pelo Frisa-Frigorífico Rio Doce S.A.
A carne do lote e com estas características, foi reprovada após testes serem feitos no Laboratório Central de Saúde Pública do Rio de Janeiro (Lacen-RJ) e apresentar sulfito, que nada mais é que um conservante proibido pelo Ministério da Agricultura (Mapa).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Diante a reprovação, a ANVISA determinou que o recolhimento da carne deve ser realizado pelo fabricante, a Frisa-Frigorífico Rio Doce.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
IMPORTANTE: É válido destacar que a marca teve apenas esse lote banido do mercado, já que os demais não apresentaram irregularidades e a empresa segue em atividade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quando a ANVISA foi criada?
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária foi criada no governo Fernando Henrique Cardoso pela lei nº 9.782, de (26) de Janeiro de 1999.