Marca de arroz é arrancada das prateleiras dos mercados
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é um dos principais órgãos no que diz respeito a qualidade e controle de alguns produtos do nosso dia-a-dia. Dessa vez, por exemplo, falaremos sobre uma marca de arroz que foi proibida pela autarquia e foi arrancada das prateleiras dos mercados devido a risco para à saúde.
Segundo informações divulgadas pelo portal ‘Jornal da Paraíba’, em janeiro de 2017, um lote de arroz da marca Favorito teve a venda e a distribuição proibida pela Anvisa. Tendo os lotes recolhidos e arrancados das prateleiras dos mercados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A proibição da Anvisa afetou somente a circulação do lote 00204, com validade até 25 de fevereiro de 2017. Segundo as informações, a medida foi tomada após a detecção de excrementos de roedores acima dos níveis permitidos. Dessa forma, o produto foi proibido e a medida foi publicada no dia 2 de janeiro de 2017 no Diário Oficial da União (DOU).
Segundo a fonte, o produto é empacotado e distribuído pela empresa Total Cesta Básica de Alimentos Ltda, em Contagem MG. E de acordo com as análises laboratoriais as amostras do arroz apresentavam matérias estranhas indicativas de risco à saúde humana.
Além disso, o Centro de Laboratório Regional constatou que o lote do arroz longo fino tipo 1 apresentou pelos de roedores, fragmentos de insetos e larvas de insetos. Vale destacar que apenas aquele lote teve venda proibida, já outros produtos continuam sendo vendidos normalmente nos mercados e sem nenhum tipo de risco.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual o papel da Anvisa?
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária é responsável por estabelecer regras e dar suporte para todas as atividades da área no Brasil. Além do comércio, o órgão ainda trabalha nos cuidados e fiscalização em portos, aeroportos e fronteiras.
As denúncias podem ser feitas através do número: 0800-642-9782.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE