ALERTA! Produtos que são bastante usados pelos brasileiros, foram barrados de serem comercializados pela Anvisa e você precisar saber disso
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou que todos os produtos de uma marca, conhecida pela produção de molhos e conservas vegetais, estavam suspensos para fabricação, comercialização, distribuição e uso. Contudo, a medida preventiva valeu apenas para os itens em estoque na empresa localizada em Monte Alto, no interior paulista. Porém essa medida só foi adotada após inspeção sanitária identificar falhas graves de higiene, controle de pragas e rastreabilidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A agência informou que a determinação considerou o trabalho em conjunto realizado com a participação do Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo e da Vigilância Sanitária municipal de Monte Alto.
“Na ação, foram identificadas falhas graves de boas práticas de fabricação relacionadas à higiene, controle de qualidade e segurança das matérias-primas, controle de pragas e rastreabilidade”, informou. A Anvisa explicou que as irregularidades “podem impactar a qualidade e a segurança do produto final”. Iniciou a empresa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A nova medida proíbe a comercialização, a distribuição e o uso, e determina o recolhimento de todas as apresentações da maionese da marca Fugini, com vencimento em janeiro, fevereiro ou março de 2024. A proibição vale também para todos os lotes que irão vencer em dezembro de 2023, com numeração iniciada por 354”, informou a Anvisa em seguida.
Contudo, após a remoção dos produtos dessas das prateleiras, a empresa segue suas atividades normalmente.
Além disso, alimentos vencidos, inclusive matérias-primas, são impróprios para consumo, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. “O recolhimento dos alimentos visa a retirar do mercado produtos que representem risco ou agravo à saúde do consumidor”, disse por fim.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quais são os tipos de produtos produzidos pela Fugini?
- Atomatados
- Batata Chips
- Batata Palha
- Condimentos
- Conservas
- Doces em massa
- Maionese
- Molhos especiais
- Molhos gourmet
- Vegetais em conserva
NOTA OFICIAL DA FUGINI
Em contato com o TV Foco nesta terça (12/09), a assessoria de imprensa da Fugini se pronunciou sobre o caso com os seguintes esclarecimentos.
“Desde abril, a Anvisa autorizou a empresa a retomar integralmente suas operações, após uma nova inspeção na unidade de Monte Alto (SP). De acordo com o órgão, todas as recomendações para a alteração de alguns processos e procedimentos foram acatadas e as ações corretivas concluídas com sucesso. Sendo assim, a empresa está, há mais de cinco meses, autorizada a comercializar toda a sua linha de produtos, com exceção de um lote específico de Maionese”.
Além da nota acima, a equipe de comunicação da marca também ressaltou que a empresa possui um portal de transparência que mostra todos os detalhes do seu processo produtivo e pode ser acessado aqui.