Anvisa faz comunicado e você tem que saber desse grave risco envolvendo estes alimentos
A Anvisa, órgão fiscalizador e regulamentatório da área da saúde, acaba de emitir um comunicado que causou um alarme em toda a população brasileira.
É que de acordo com o órgão, m elemento presente no setor têxtil, alimentício, farmacêutico e até mesmo na construção civil, pode estar causando mal a nossa saúde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando do dióxido de titânio, uma substância que se assemelha a um pó branco, que pode apresentar diversos riscos à saúde, conforme anunciado e proibido pela União Europeia em 2021 e por isso está sendo investigado o seu uso.
Nesse sentido, a Agência está fazendo um processo de revisão do uso desse ingrediente, a partir da publicação de revisões científicas sobre o perfil de segurança dos aditivos. Ainda que existam opiniões científicas conflitantes, ou seja, nada de confirmado foi feito, a Anvisa considerou pertinente iniciar a revisão.
O alarme surgiu após os primeiros estudos comprovarem que as partículas do elemento podem quebrar as fitas do material genético e gerar danos nos cromossomos, o que pode causar inúmeras doenças crônicas graves na saúde dos consumidores.
Além disso, de acordo com a Anvisa, o titânio pode também se acumular no fígado, baço, rim e tecidos intestinais, desregularizando o sistema imunológico.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● R$ 30 mil: 5 carros, incluindo Chevrolet e queridinho da Fiat, no precinho pra comprar antes de 2025
● Saque de mais de R$ 1 mil: INSS emite comunicado e crava 5 presentes aos beneficiários em janeiro de 2025
● Fim do Saque-Aniversário, revisão do saldo na Caixa e mais: 3 viradas do FGTS armadas aos CLTs em 2025
Onde está presente o dióxido de titânio?
Segundo a Anvisa, o dióxido de titânico está inserido em diversos alimentos ultraprocessados, como bebidas, sorvetes, cremes, molhos, chocolates e laticínios.