ALERTA
Risco à saúde e substância fatal: Anvisa proíbe tempero popular às pressas e ordena retirada dos mercados
30/04/2024 às 10h49
A Agência de Vigilância Sanitária barrou a comercialização de famosa marca de temperos e pegou consumidores de surpresa
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem a função de promover a saúde da população brasileira por meio do controle sanitário. Nessa publicação, por exemplo, falaremos sobre uma proibição do órgão contra uma marca de temperos popular muito usada na culinária brasileira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, falaremos a respeito de um especiária que está presente em praticamente todos os lares brasileiros, a famosa pimenta-do-reino. Com um sabor levemente picante, o tempero é usado em diferentes tipos de pratos. Entretanto, uma conhecida marca acabou descumprindo as regras da Anvisa.
De acordo com informações do portal da Vigilância Sanitária de Santa Catariana, o tempero que a Anvisa cravou a proibição foi: a pimenta-do-reino preta moída pura da marca ‘Fã’. A determinação aconteceu através da publicação da RESOLUÇÃO-RE Nº 504, DE 07 DE FEVEREIRO DE 2024, D.O.U. de 08/02/2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na ocasião, a agência suspendeu a comercialização, distribuição, propaganda e uso, e determinou o recolhimento do lote nº 0892308 do produto Pimenta-do-reino preta moída pura marca Fã, da empresa Junco Industria e Comércio Ltda, CNPJ nº 66.312.653/0001-14. Eles explicaram o motivo da decisão.
Conforme o Laudo de Análise Fiscal Definitivo nº 2140.1P.0/2023, emitido por Laboratório Central de Minas Gerais (Fundação Ezequiel Dias), a medida foi motivada devido o resultado insatisfatório nos ensaios de Pesquisa de Salmonella spp. e Contagem de Escherichia coli no produto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Falta de pronunciamento:
Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém, o espaço continua em aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
Situação atual:
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Pombas e baratas: A interdição da Anvisa contra restaurante n°1 por flagra de nojeira em 2024
● Risco de intoxicação e paralização do fígado: ANVISA emite decreto contra colágeno nº1 das mulheres
● Anvisa faz proibição contra 14 produtos de marca n°1 no Brasil e retira das lojas às pressas
Com uma busca rápida pela marca na internet é possível encontrar o produto sendo vendido normalmente. Isso porque somente o lote comprometido foi atingido pela determinação da Anvisa.
Qual a função da Anvisa?
Segundo o portal ‘Gov.br’, a Anvisa Tem por finalidade institucional promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária.
Autor(a):
Kelly Araújo
Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]