ALERTA GERAL

Risco à saúde e PROIBIÇÃO da Anvisa: A marca de salgadinho arrancada dos mercados e situação HOJE (29)

02/10/2023 às 7h20

Por: Vitor Silva
Imagem PreCarregada
Risco à saúde e PROIBIÇÃO da Anvisa: A marca de salgadinho arrancada dos mercados e situação HOJE (29) (Reprodução/internet)

Salgadinho foi retirado pela Anvisa e o motivo vai te chocar

A proibição de alimentos pelo órgão regulador ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é uma medida séria relacionada à saúde pública. Essa ação geralmente ocorre quando um produto alimentício apresenta riscos à saúde dos consumidores, seja devido a ingredientes não seguros, contaminação, aditivos não permitidos, ou outras questões relacionadas à segurança alimentar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É importante que os consumidores estejam cientes dessas proibições e evitem o consumo de produtos que foram considerados inseguros pela ANVISA.

FIM DA NOVELA: Tite bate o martelo, surpreende e acerta com gigante do futebol de uma vez por todas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Anvisa liberou uma nota oficial suspendendo a venda de um salgadinho de uma marca famosa, neste caso, foi a RESOLUÇÃO-RE Nº 1.713, de 15 de maio de 2023, publicada no Diário Oficial da União (D.O.U.) em 16/05/2023, anunciou a proibição da comercialização, distribuição e uso dos lotes nº 5756062 e 5756104 do produto “Salgadinho de Milho com Queijo”, da marca “Popcorners White Cheddar”, com embalagem de 85g. Estes lotes foram fabricados em 11/11/2022 e têm prazo de validade até 07/11/2023. O fabricante responsável por esses produtos é a empresa Pepsico do Brasil Indústria e Comércio de Alimentos LTDA.

Motivo do recolhimento

Logo após o anúncio da Anvisa, a empresa Pepsico cominou o recolhimento voluntário desses lotes do produto. A razão para o recolhimento voluntário está relacionada à ausência das advertências obrigatórias em língua portuguesa nas embalagens, que deveriam alertar sobre a presença de alergênicos (derivados do leite) e lactose no produto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Riscos

Esses aviso por parte da Anvisa serve de alerta para as pessoas e que elas devem estar atentas ao que vão consumir quando efetuar a compra de um produto. A ausência de informações pode levar uma série de problemas para pessoas que possui algum tipo de alergia ou como no caso acima, quem possui intolerância a lactose.

A PepsiCo, responsável pela distribuição do produto no Brasil, disse em nota ao Jornal O Globo que anunciou o recolhimento voluntário do produto importado Popcorners White Cheddar, snack de milho com queijo, pois parte do lote estava sem a etiqueta com informações nutricionais em português de advertência sobre alergênicos.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Grande VITÓRIA: Feriado confirmado em SP na próxima SEGUNDA (02) faz paulistas PULAREM de alegria

O que acontece se eu continuar ingerindo lactose sendo intolerante?

A intolerância à lactose, quando não é detectada e diagnosticada, pode resultar em problemas digestivos que afetam a mucosa e a flora intestinal ao longo do tempo. Isso pode levar a alterações na permeabilidade intestinal, permitindo que substâncias de tamanho considerável entrem na circulação sanguínea, o que pode desencadear uma série de problemas.

Os sintomas mais comuns da intolerância à lactose incluem náusea, dores abdominais, diarreia ácida e abundante, gases e desconforto. A gravidade desses sintomas varia de pessoa para pessoa, dependendo da quantidade de lactose ingerida e da capacidade individual de tolerar essa substância.

Fonte: Vigilância Sanitária

Anvisa
Popcorners White Cheddar

Autor(a):

Sou um amante de jogos e de tecnologia. Meu intuito no site é trazer as notícias com o máximo de informação e esclarecimento possível !.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.