Atenção para todos! Anvisa mandou arrancar de todas as prateleiras do Brasil produtos que podem lhe fazer mal
Em resolução publicada no Diário Oficial da União, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento e proibiu a distribuição e comercialização de lotes de páprica doce, da marca Kitano, e do produto cogumelo fatiado, da marca Olivenza, em todo o território nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os lotes de páprica doce, com validade até novembro do ano da resolução, são de pacotes de 12g, 50g e 58g. O motivo da proibição deve-se ao fato de alguns lotes apresentaram teor de ocratoxina A, composto tóxico produzido por fungos, acima do limite máximo estabelecido pela legislação. A própria empresa, General Mills Brasil, havia encaminhado um comunicado informando o recolhimento voluntário do produto.
Já o lote 1313F16 do cogumelo fatiado, de 165g, foi considerado insatisfatório pela análise fiscal emitida pelo Centro de Laboratório Regional de Ribeirão Preto, Instituto Adolfo Lutz (IAL). O teor de dióxido de enxofre identificado no teste despertou alerta. O aditivo também não constava na lista de composições do lote do alimento.
Vale ressaltar que todos esses produtos já foram retirados das prateleiras e que podem atualmente serem comprados sem nenhuma restrição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual é o trabalho da Anvisa?
A Anvisa é uma autarquia federal brasileira que tem como objetivo a proteção da saúde da população. E faz-se isso por meio da vigilância sanitária de produtos e serviços de interesse para a saúde.
Ela é responsável por regular, controlar e fiscalizar uma ampla gama de produtos, incluindo:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Medicamentos;
- Alimentos;
- Cosméticos;
- Produtos de higiene pessoal;
- Produtos de limpeza;
- Saneantes domissanitários;
- Equipamentos médicos;
- Produtos para diagnóstico in vitro;
- Produtos imunobiológicos;
- Serviços de saúde, incluindo laboratórios, hospitais e clínicas.
A Anvisa também é responsável por emitir registros de medicamentos e outros produtos. Ademais, realiza auditorias em empresas e serviços para garantir o cumprimento das normas sanitárias. Em suma, é uma importante instituição para a saúde pública brasileira, pois contribui para a prevenção de doenças e a promoção da saúde da população.