O órgão crava proibição de um produto popular e retirada urgente das prateleiras dos mercados
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é a responsável pela fiscalização de diversos produtos consumidos no nosso dia-a-dia. Dessa vez, por exemplo, falaremos sobre uma marca de doce popular que teve proibição decretada pelo órgão e teve produto retirado das prateleiras dos mercados às pressas.
Segundo informações divulgadas pelo portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, em dezembro do ano passado, uma marca de doce popular foi retirada às pressas das prateleiras dos mercados. Tendo a sua proibição cravada através do comunicado oficial na publicação da Resolução RE Nº 4.630, de 4 de dezembro de 2023.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na época, a Anvisa informou a suspensão da comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso do alimento Amendoim Japonês, da marca Canaã, fabricado pela empresa Ronaldo de Souza. Dessa forma, determinando o recolhimento de todos os lotes do produto devido a riscos à saúde dos consumidores.
Segundo as informações, a medida teve que ser decretada devido à constatação da falta de advertências quanto à presença de soja e trigo na rotulagem do produto, o que, em alguns casos de intoxicação pelos compostos, pode provocar vômito e diarreia se consumido em excesso. Além dos riscos alérgicos que podem ter consequências mais graves.
Situação hoje (14/04/2024)
Vale destacar que o Amendoim Japonês, ainda não se encontra sendo comercializado no mercado, permanecendo a sua proibição em vigor. Além disso, até o momento não foi encontrada nenhuma nota oficial ou posicionamento da empresa mencionada, lembrando que o espaço permanece em aberto para que ela possa expor sua versão dos fatos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que é a Anvisa fiscaliza?
A Anvisa verifica e fiscaliza a qualidade e a segurança dos produtos de estabelecimentos de alimentos, como: industrias, supermercados, restaurantes, fast-foods, cozinhas industriais, açougues, padarias, portos, aeroportos.
Além de serviços como bufês e eventos, a fim de garantir a minimização de riscos à saúde da população pelo consumo de alimentos contaminados que podem causar doenças alimentares, surtos e até mesmo a morte.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE