O QUE ROLOU?!
Risco de danos ao intestino e anemia: ANVISA arranca farinha nº1 das prateleiras do Assaí, Atacadão e +
13/11/2024 às 6h20
ANVISA retira das prateleiras de supermercado uma marca de farinha nº1 das prateleiras do Assaí, Atacadão e + após sérios riscos apresentados
As farinhas no geral são ingredientes essenciais na culinária mundial, ainda mais para a nossa, especialmente na produção de pratos tradicionais como o pão de queijo, a tapioca e o cuscuz.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No Brasil, onde grande parte da população consome esses alimentos no dia a dia, a farinha de milho se destaca por ser versátil, rica em fibras e uma alternativa sem glúten para pessoas com doença celíaca.
No entanto, a segurança desses produtos depende de uma vigilância rigorosa, cuja qual é desempenhada pela ANVISA.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inclusive, em setembro deste ano de 2024, a autarquia emitiu uma medida cautelar envolvendo a farinha de milho flocada “Flocão Cordeiro“, da marca Cordeiro Alimentos, cujos quais podem apresentar sérios riscos, ainda mais para celíacos.
Uma das medidas foi recolher o produto nos principais pontos de venda como Assaí, Atacadão, entre outros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pensando nisso e a partir de informações divulgadas pela própria ANVISA, a equipe especializada em fiscalização do TV Foco, traz mais detalhes da proibição, bem como a situação atual da marca
A proibição
Conforme o boletim da Anvisa, do dia 18 de setembro, a autarquia determinou a suspensão de alguns lotes da farinha de milho flocada “Flocão Cordeiro 500g“.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Atenção donas de casa: ANVISA acaba de proibir farinha popular e nº1 no Brasil após grave descoberta
● Carne recheada de insetos: Vigilância Sanitária interdita açougue de supermercado n°1 por nojeira em 2024
● Risco de intoxicação: ANVISA baixa proibição contra produto n°1 e indispensável às donas de casa
A mesma é distribuída pela empresa Distribuidora e Empacotadora de Produtos Alimentícios Cordeiro Ltda, com sede em Osasco. A ação é resultado de um recolhimento voluntário da própria empresa.
Aqui estão os principais pontos sobre a medida:
- Lotes: A13, A17, A10, A21, A12, A24, A22, A25, A07, A09, A19, A15, A20, A23, A26, A01 (válidos de 12/09/2024 a 23/05/2025).
- Motivação: A embalagem informa, de forma inconsistente, que o produto pode ter entrado em contato com glúten durante o processamento. Isso gera incerteza sobre a presença ou ausência de glúten no produto.
- Número da Resolução: 3.409, publicada no D.O.U nº 181 em 18/09/2024, referente ao Processo 25351.403418/2024-00.
Manifestações da marca e situação atual nos mercados:
Ao procurar manifestações e notas oficiais sobre o ocorrido, as mesmas não foram encontradas, entretanto, o espaço permanece aberto para que a marca possa expor a sua versão dos fatos, se assim lhe for conveniente.
Porém, conforme mencionamos acima, a medida foi tomada após um recolhimento voluntário.
Ou seja, o alerta parte por iniciativa da própria empresa, o que ressalta a importância que a mesma dá para manter a sua idoneidade e transparência.
Esse tipo de atitude fortalece o compromisso e até mesmo a confiança depositada por parte dos clientes.
Tanto é que todos seus produtos e linhas de demais lotes estão sendo vendidas normalmente, nos principais pontos de venda, conforme podem ver na imagem abaixo:
- Importância da Distribuidora e Empacotadora de Produtos Alimentícios Cordeiro Ltda: A empresa se destaca no mercado por sua qualidade, atendimento diferenciado e logística própria. Além disso, a Cordeiro atua há mais de 40 anos e distribui e empacota uma variedade de produtos alimentícios, como cereais, farináceos, especiarias, molhos, temperos, chás e rações
Quais riscos o consumo de glúten representam aos celíacos?
De acordo com o portal News Network, para uma pessoa que sofre com a doença celíaca, o consumo de glúten, mesmo em quantidades mínimas, pode causar danos graves à saúde.
Mesmo porque o glúten provoca uma reação imunológica no organismo dessas pessoas.
Esse tipo de reação pode ter diversos efeitos prejudiciais, principalmente:
- Danos ao intestino delgado: O consumo de glúten por celíacos causa inflamação no intestino delgado, danificando as vilosidades intestinais, estruturas responsáveis pela absorção de nutrientes. Com o tempo, essa inflamação pode levar à atrofia das vilosidades, prejudicando seriamente a absorção de nutrientes essenciais.
- Anemia e Deficiências Nutricionais: Consequentemente a absorção prejudicada de nutrientes como ferro, ácido fólico e vitamina B12 pode levar à anemia e outras deficiências nutricionais.
Essas condições, quando não tratadas ainda causam:
- Fadiga crônica;
- Fraqueza;
- Dificuldades cognitivas;
- Impactam negativamente o sistema imunológico.
Sendo assim, a ANVISA reforça a importância da rotulagem correta e da atenção ao risco de contaminação cruzada em alimentos processados.
Especialmente em produtos destinados a pessoas com restrições alimentares rigorosas, como os celíacos.
Mas, para saber outras proibições e medidas da ANVISA, clique aqui*
Considerações finais:
A ANVISA proibiu a venda de alguns lotes da farinha de milho flocada “Flocão Cordeiro” devido a uma falha na rotulagem de alérgenos.
Essa falha coloca em risco a saúde de celíacos, pois não garante a ausência de glúten no produto. A medida foi tomada após um recolhimento voluntário da empresa e visa proteger os consumidores com restrições alimentares.
A ausência de informação sobre glúten em alimentos para celíacos pode levar a sérias complicações de saúde
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.