PERIGO!
Risco de câncer e com vidro: A proibição da ANVISA contra duas grandes marcas de doces e decreto hoje (06)
06/11/2023 às 7h20
Marcas amadas de doces do país sofreram intervenção da ANVISA e agora essa é a situação delas
Aposto que não existe ninguém que resista a um docinho, não é mesmo? Saborosos, coloridos e atraentes, esse tipo de alimento encanta milhares de pessoas em diversas gerações.
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Mas você sabia que muitas marcas famosas dessas guloseimas já sofreram com proibições severas da ANVISA (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) após apresentarem sérios riscos à população?
Pois é, você com certeza vai se surpreender ao saber o que rolou com essas marcas famosas.
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MAS ATENÇÃO! VALE DESTACAR que, apesar de graves, AMBAS AS SITUAÇÕES FORAM DEVIDAMENTE RESOLVIDAS, fazendo com que seus produtos voltassem à ativa novamente , afinal de contas, foi uma situação pontual ocorrida em apenas alguns lotes.
Quais foram as marcas?
1- Paçoca arriscada
No ano de 2017, de acordo com o que foi publicado pelo G1, no ano de 2017, a ANVISA interditou um lote de paçoca da marca Dicel por exceder o limite do teor de aflatoxinas, que são toxinas produzidas por fungos, encontradas em alimentos:
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“As aflatoxinas são substâncias tóxicas e carcinogênicas, e, por isso, produtos fora da especificação não podem ser consumidos pela população” -Alertou a agência à época
Como a própria Anvisa destacou em seu pronunciamento, ao ser consumido em excesso a aflatoxina pode trazer muitos problemas à saúde, como risco de câncer.
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A resolução da empresa de vigilância sanitária determinou a suspensão da distribuição e comercialização dos lotes de paçoca na época. A decisão foi devidamente publicada na época no Diário Oficial da União.
O lote de comercialização vetada é o de número 0027 do produto “Doce de Amendoim Paçoca Rolha”, da marca Dicel, distribuído pela Indústria e Logistica Wethonklauss Constante Ltda, com data de fabricação 18/11/2016, data de validade 18/11/2017.
O produto é fabricado em Goiânia mas a interdição cautelar valeu para todo o território nacional. Como mencionamos acima, a situação foi regularizada e atualmente a marca é facilmente encontrada.
Ainda de acordo com o G1, à época a empresa NÃO QUIS SE PRONUNCIAR SOBRE O ASSUNTO.
2- Chocolate com vidro
Em Outubro do ano de 2022, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou uma resolução no qual proibiu a venda e distribuição de dois lotes de chocolates da marca Garoto.
O motivo foi a suspeita de conter pedaços de vidros após um equipamento da fábrica ter quebrado no processo de fabricação.
Segundo o portal G1, A Anvisa determinou a proibição de comercialização, distribuição e uso de dois lotes de dois produtos da marca de chocolates Garoto que podem conter pequenos fragmentos de vidros.
Os produtos eram barras de chocolates (tabletes) de 80 g sabor chocolate ao leite com Castanhas de Caju e chocolate ao leite com Castanhas de Caju e Uvas Passas.
A agência sanitária também determinou o recolhimento voluntário dos seguintes lotes:
- 225212941G;
- 225312941G.
Na época, a Anvisa alertou que SOMENTE esses lotes apresentaram riscos, e que NÃO há restrições de consumo para os demais produtos da Garoto.
A orientação que foi dada ao consumidor, NA ÉPOCA, é que, caso tenha adquirido tabletes de 80 g dos sabores “Castanhas de Caju” ou “Castanhas de Caju e Uvas Passas” da marca, verificar o lote do produto no verso do rótulo, próximo ao lacre.
Se o consumidor, então, identificasse no verso das embalagens os números 225212941Gou 225312941G (códigos dos lotes), ele não deve consumir os produtos.
Os fragmentos de vidro podem causar lesões na boca ou mucosa, segundo a agência sanitária.
Ainda de acordo com o G1, à época, a Anvisa alertou que SOMENTE esses lotes apresentaram riscos, e temos que deixar bem claro que NÃO há restrições de consumo para os demais produtos da Garoto.
Fora isso, tirando esses lotes, de acordo com as apurações feitas pelo TV Foco, todos os produtos da marca Garoto* são encontrados com muita facilidade nos principais mercados e redes de compras, provando que a marca ainda é uma das mais consolidadas do ramo.
Para ver o posicionamento da marca na íntegra clique aqui*
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.