Saiba agora todos os detalhes da última proibição da ANVISA, envolvendo três produtos de uma marca muito amada pelas mulheres e quais os riscos apresentados
No final do ano, especialmente com a proximidade das festas e férias, a procura por produtos de beleza aumenta consideravelmente.
Seja para presentes ou para se preparar para as celebrações, esses produtos são sempre bem vindos, ainda mais nas necessaires e toilets das mulheres.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, é essencial lembrar que, ao escolher esses produtos, a segurança não pode ser negligenciada.
Nesse contexto, a ANVISA desempenha um papel fundamental na fiscalização de cosméticos, garantindo que estejam livres de riscos para a saúde.
Dito isso, a partir de informações divulgadas no boletim da própria autarquia, a equipe especializada em fiscalização e serviços do TV Foco traz mais detalhes sobre essa proibição e os riscos apresentados, inclusive de câncer.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Facão sem dó!
Conforme sempre mencionamos, a ANVISA é responsável por regulamentar e controlar os cosméticos no Brasil, sendo essencial seguir os seus alertas sobre produtos que podem representar riscos à saúde.
Aliás, no dia 04 de dezembro de 2024, a autarquia, através da RESOLUÇÃO Nº 4487, proibiu 3 produtos, de uma marca nº1 de cosméticos, facilmente encontrados nos principais e-comerces.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque, apesar da popularidade, eles não estavam devidamente registrados e, além de serem fabricados por empresas sem autorização para atuar no setor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esse tipo de produto pode trazer sérias consequências à saúde, uma vez que não passa por avaliações rigorosas.
Os lotes:
As autoridades apreenderam os seguintes lotes de uma empresa de origem desconhecida:
- BLEND PARA SOMBRANCELHAS (TODOS OS LOTES)
- HIDRATANTE ÓLEO DE SEMENTE DE UVA (TODOS OS LOTES)
- SERUM CAPILAR CACHOS PERFEITOS (TODOS OS LOTES)
Conforme dissemos acima, a empresa responsável é desconhecida, sendo assim, não foram encontradas manifestações e declarações sobre o assunto.
Qual risco eu corro consumindo produtos de beleza sem regularização da ANVISA?
Os riscos associados ao uso de produtos que não passaram pelos devidos testes de segurança incluem desde reações alérgicas graves até complicações mais sérias, como intoxicações e o desenvolvimento de doenças crônicas.
Em casos extremos, a exposição a ingredientes não aprovados ou contaminados pode aumentar o risco de câncer.
Afinal de contas, esses produtos podem conter substâncias proibidas ou em concentrações inadequadas, comprometendo a saúde dos consumidores de maneira irreversível.
Sendo assim, é fundamental que você esteja sempre atento aos rótulos e avisos da ANVISA, a fim de se proteger desses riscos e, ao mesmo tempo, manter a beleza em dia.
Mas, para saber sobre mais proibições da ANVISA, entre outros alertas, clique aqui*.
Considerações finais:
Em suma, a ANVISA proibiu três produtos de uma marca popular por falta de registro e autorização, após detectar riscos de saúde, o que pode incluir câncer. Sendo assim, a fiscalização garante que os cosméticos estejam livres de perigos, destacando a importância de seguir os alertas da agência.