Todos precisam saber como não correr o risco de ter o seu cadastro cancelado e assim perder seus benefícios
Primeiramente, para quem não sabe, o CadÚnico é um instrumento de coleta de dados e informações que objetiva identificar todas as famílias de baixa renda existentes no país para fins de inclusão em programas de assistência social e redistribuição de renda.
Dessa forma, todos precisam saber do alerta geral com risco de benefício cancelado que acaba de chegar para os inscritos no CadÚnico. Vamos conferir?
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Bom, para melhor entender, os inscritos no CadÚnico devem ficar atentos, pois podem ter os seus benefícios cancelados. Isto podem ocorrer caso os cadastrados não cumpram algumas regras que são impostas pelo sistema.
Acontece que todos os inscritos devem realizar a atualização cadastral em períodos determinados. A seguir, veja as situações onde os inscritos devem realizar a atualização:
- Quando a família mudar algum dado cadastral, como endereço, renda, quantidade de membros do grupo familiar, entre outras informações;
- Além disso, os inscritos também devem atualizar o cadastro a cada dois anos, mesmo quando não houver mudança nas informações.
Dessa forma, caso a atualização não seja feita, existe o risco do cancelamento e em consequência disso, a perca dos benefícios.
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Como fazer a atualização no CadÚnico?
Se você é inscrito no CadÚnico e deseja fazer a sua atualização, você precisa saber que é tudo muito simples.
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Basicamente, o responsável familiar deve se dirigir ao CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) mais próximo da sua residência e levar um documento de todos os integrantes do seu grupo familiar.
Também é importante lembrar que se deve levar a comprovação em caso de mudança em alguma informação, como comprovante de residência ou de renda. Agora que você já tem todas essas informações, basta se atentar para não ter o seu cadastro cancelado.