Anvisa proíbe produto amado pelos brasileiros
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), sem sombra de dúvidas, é um dos principais órgãos no que se refere a qualidade dos produtos. A autarquia, vale lembrar, tem por finalidade institucional promover a proteção da saúde da população, por meio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços.
Segundo o portal oficial da prefeitura de Lucas do Rio Verde–MT, a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, que segue as normas da Anvisa, emitiu um alerta sobre o uso ilegal de câmaras de bronzeamento artificial, que estão proibidas no país desde 2009.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Resolução da Diretoria Colegiada – RDC nº 56/09 proíbe, além do uso, a importação, o recebimento em doação, aluguel e a comercialização destas máquinas. Isso porque a Anvisa considera a exposição aos raios ultravioletas possui evidências suficientes para considerá-la carcinogênica para humanos.
Em janeiro do ano passado, a prefeitura de Lucas do Rio Verde registrou um aumento significativo de denúncias sobre o uso do produto no município, incluindo de pessoas que sofreram queimaduras devido o uso da câmara. E no dia 06 de janeiro de 2023, três equipamentos tipo “paredões” foram apreendidos e interditados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a utilização de câmaras de bronzeamento artificial aumenta o risco de câncer de pele, incluindo o melanoma, que, embora mais raro, é o que oferece risco maior de metástase e morte.
O que a Agência pode fazer?
Ela é responsável por estabelecer normas e regulamentos que assegurem que os alimentos, medicamentos, produtos médicos, cosméticos e diversos outros produtos e serviços estejam conforme padrões de qualidade e segurança.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE