FICA O ALERTA

Risco de câncer e produto de limpeza mais popular arrancado: Globo confirma 2 proibições urgentes da ANVISA

Anvisa proíbe produto e Jornal da Globo é paralisado com a notícia (Foto: Reprodução/ Internet)

Anvisa proíbe produto e Jornal da Globo é paralisado com a notícia (Foto: Reprodução/ Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Globo noticiou duas proibições do órgão federal e pegou todo mundo de surpresa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atua em nosso país garantindo a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços de nosso cotidiano. Nessa matéria, trataremos de duas proibições urgentes do órgão federal que acabaram virando notícia na Globo.

Logo de cara, por exemplo, falaremos de uma proibição da Anvisa contra um produto muito popular entre os jovens, mas que tem o risco de desencadear câncer. Para quem não sabe, estamos falando sobre a venda de cigarros eletrônicos. Algo que teve um crescimento grande nos últimos anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cigarros eletrônicos são proibidos no Brasil desde 2009 (Foto: Divulgação)

Uma matéria exibida pelo Jornal Nacional no dia 19 de abril de 2024 deixou isso ainda mais claro. Na ocasião, foi noticiado ao vivo na Globo que a Anvisa decidiu, por unanimidade, manter a proibição da importação, fabricação e comercialização de cigarros eletrônicos no Brasil.

A decisão foi tomada depois de consulta pública e alerta dos médicos para os severos riscos à saúde. O presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco, Iro Schunke, defendeu a liberação dos cigarros eletrônicos e disse que era a favor da regulamentação do produto.

Segundo especialistas, os cigarros eletrônicos podem causar sérios riscos à saúde, incluindo câncer (Foto: Divulgação)

A presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia, Margareth Dalcolmo, que também falou na reunião da Anvisa, apresentou estudos científicos sobre o alto risco dos cigarros eletrônicos à saúde, como o vício da nicotina, doenças pulmonares crônicas e o risco de desenvolver câncer.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diante desse cenário, o presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, relator da matéria, reafirmou o compromisso da agência com a ciência; disse que avaliou impacto da liberação em outros países do mundo e votou para que a proibição do cigarro eletrônico seja mantida no Brasil.

Outra proibição da Anvisa que virou notícia na Globo diz respeito a um produto de limpeza muito usado na cozinha. No dia 05 de abril de 2024 foi exibido uma matéria sobre a proibição álcool líquido 70%. Ele deixou de ser comercializado no Brasil desde o dia 30 de abril.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Álcool 70 líquido não será mais permitido (Reprodução: Internet)

A comercialização do álcool líquido 70% era proibida há mais de 20 anos, por causa da sua alta inflamabilidade, mas foi flexibilizada pela agência com a pandemia da Covid-19. A Anvisa explicou que existem diversas opções de limpeza disponíveis no mercado que não seja esse produto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre as opções tem, os produtos desinfetantes que não contêm álcool, mas ainda são eficazes contra germes, incluindo o vírus da Covid-19. A matéria da Globo reforçou ainda que essa nova determinação da Anvisa NÃO afeta a venda do álcool 70% em gel, ou seja, uma boa notícia.

Como fazer uma denúncia a Anvisa?

Para fazer uma denúncia, é preciso preencher o formulário eletrônico descrevendo o fato e detalhar as informações, a fim de possibilitar a apuração da denúncia. A denúncia, quando possível, dever conter fotos ou materiais que possam demonstrar os fatos relatados.

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile