Jornal da Globo confirma proibição da ANVISA contra produto muito popular; confira
Um produto que andava bombando entre o público mais jovem, que frequenta bares e discotecas, já foi proibido pela Anvisa e agora passou por uma nova proibição após um consenso entre especialistas realizada em consulta pública feita pela órgão.
Estamos falando do uso do cigarro eletrônico, que de acordo com o G1, seu uso já foi abominado pela maioria dos profissionais de saúde, que é contra a liberação do vape, apontando o resultado de uma pesquisa feita em uma consulta da Anvisa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale ressaltar que a proibição do uso do cigarro eletrônico começou após estudos evidenciarem que o seu consumo por muitos anos, causar o desenvolvimento da enfisema pulmonar, uma doença degenerativa crônica que causa dificuldade respiratória e uma sensação de falta de ar que vai se tornando constante conforme a doença progride.
Por isso, durante a consulta, realizada pela Anvisa, para saber a opinião da sociedade e profissionais de saúde, foi observado que:
- 8.197 (quase 59%) disseram ser a favor de mudar a regra atual, incluindo a liberação geral.
- Outros 516 participantes não responderam às perguntas.
- 5.215 (37%) disseram concordar com a norma vigente, que proíbe os vapes.
- Dos 13,9 mil participantes, 1.158 eram profissionais de saúde, sendo que 745 (cerca de 65%) foram a favor de manter a proibição e 413, contra.
Quais os riscos do uso do vape?
O uso contínuo de cigarros eletrônicos, mais conhecidos como vale, tem sido associado também a condições como bronquite, inflamação pulmonar e até mesmo pneumonias graves, bem como surgimento de câncer (principalmente de pulmão, esôfago, estômago e bexiga), .
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, o vapor liberado pelos dispositivos pode conter partículas ultrafinas que penetram profundamente nos pulmões, agravando ainda mais os problemas respiratórios, em quem já tem propenção para tê-los e por isso seu uso está proibido pela Anvisa.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE