CONFIRA
Risco de cegueira e venda proibida: A marca de pomada arrancada das farmácias pela ANVISA
03/08/2023 às 12h34
ANVISA proíbe o uso e a venda de pomadas para cabelo
Na tarde desta quinta-feira (03), o TV Foco traz mais informações sobre o dia em que a ANVISA proibiu a venda e comercialização de marca de pomada, que inclusive, no mês de fevereiro deste ano, retirou o produto das prateleiras das farmácias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, segundo informações da Secretária de Saúde do Estado da Bahia, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu o uso e comercialização de todas as pomadas para modelar e trançar cabelos no estado.
Vale ressaltar que a decisão foi anunciada após publicação no Diário Oficial da União, no dia 10 de fevereiro de 2023.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
MAIS SOBRE O ASSUNTO
O motivo da decisão? Foi o aumento de casos dos graves eventos adversos associados ao uso das pomadas, tais como cegueira temporária, forte ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão, inchaço ocular e dor de cabeça.
“Por precaução, a ANVISA resolveu proibir a comercialização, visto que ainda não há uma explicação clara a ser dada no momento”, detalhou Eliana Fiais, cordenadora de vigilância sanitária.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale destacar que, segundo o site do governo do Estado da Bahia, os eventos aconteceram após essas pessoas tomarem banhos de mar, piscina ou até mesmo chuva após terem feito uso do produto.
O QUE FAZER SE TIVER ADQUIRIDO O PRODUTO?
Caso você tenha adquirido esse ou outros produtos que tenham sido proibidos pela Anvisa, não faça uso deles. E a recomendação é de que entre em contato com a empresa na qual o produto foi adquirido para verificar a forma de devolução.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Data de pagamento e real de liberação em 2024: 14º salário do INSS tem 2 viradas aos aposentados
● CAIXA nunca vai contar isso: 6 segredos cruciais para ganhar na Mega-Sena ainda em 2024
● Novo salário mínimo: Governo se antecipa e comunica benefício de R$ 1.640 a milhares de trabalhadores
E no caso, se você tiver feito uso do produto, o melhor a se fazer é observar os sintomas. Inclusive, procure imediatamente o serviço de saúde mais próximo e informe a Ouvidoria da Vigilância Sanitária do Estado, através do telefone (71) 3103-6305 ou site da Anvisa.
Autor(a):
Sophia Gonçalves Villanueva
Eu sou Sophia Villanueva, tenho 25 anos, sou formada na Universidade Metodista de São Paulo em Comunicações Sociais. Inclusive, trabalho com jornalismo desde 2019. Adoro falar sobre o que acontece na vida dos famosos Felipe Campos pede demissão e deixar você a par de todas os babados do mundo da televisão Globo faz especial sobre morte de Ayrton Senna . E também sou muito fã de reality show! Email: [email protected]