CONFIRA

Risco de cegueira e venda proibida: A marca de pomada arrancada das farmácias pela ANVISA

A marca de pomada arrancada das farmácias pela Anvisa (Foto: Reprodução/ Internet)

A marca de pomada arrancada das farmácias pela Anvisa (Foto: Reprodução/ Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

ANVISA proíbe o uso e a venda de pomadas para cabelo 

Na tarde desta quinta-feira (03), o TV Foco traz mais informações sobre o dia em que a ANVISA proibiu a venda e comercialização de marca de pomada, que inclusive, no mês de fevereiro deste ano, retirou o produto das prateleiras das farmácias.

Para quem não sabe, segundo informações da Secretária de Saúde do Estado da Bahia, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu o uso e comercialização de todas as pomadas para modelar e trançar cabelos no estado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale ressaltar que a decisão foi anunciada após publicação no Diário Oficial da União, no dia 10 de fevereiro de 2023.

Anvisa (Foto: Reprodução/ Internet)

MAIS SOBRE O ASSUNTO

O motivo da decisão? Foi o aumento de casos dos graves eventos adversos associados ao uso das pomadas, tais como cegueira temporária, forte ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão, inchaço ocular e dor de cabeça.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Por precaução, a ANVISA resolveu proibir a comercialização, visto que ainda não há uma explicação clara a ser dada no momento”, detalhou Eliana Fiais, cordenadora de vigilância sanitária.

Vale destacar que, segundo o site do governo do Estado da Bahia, os eventos aconteceram após essas pessoas tomarem banhos de mar, piscina ou até mesmo chuva após terem feito uso do produto.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mulher lacrimejando após uso de pomada (Foto: Reprodução/ Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O QUE FAZER SE TIVER ADQUIRIDO O PRODUTO?

Caso você tenha adquirido esse ou outros produtos que tenham sido proibidos pela Anvisa, não faça uso deles. E a recomendação é de que entre em contato com a empresa na qual o produto foi adquirido para verificar a forma de devolução.

E no caso, se você tiver feito uso do produto, o melhor a se fazer é observar os sintomas. Inclusive, procure imediatamente o serviço de saúde mais próximo e informe a Ouvidoria da Vigilância Sanitária do Estado, através do telefone (71) 3103-6305 ou site da Anvisa.

Pomadas para cabelo (Foto: Reprodução/ Internet)

Eu sou Sophia Villanueva, tenho 25 anos, sou formada na Universidade Metodista de São Paulo em Comunicações Sociais. Inclusive, trabalho com jornalismo desde 2019. Adoro falar sobre o que acontece na vida dos famosos Felipe Campos pede demissão e deixar você a par de todas os babados do mundo da televisão Globo faz especial sobre morte de Ayrton Senna . E também sou muito fã de reality show! Email: sophia.vilanueva@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile