Proibição!
Risco de morte: A proibição urgente da Anvisa contra marca de amendoim N°1 entre os brasileiros
04/09/2024 às 10h58
Proibição da Anvisa atinge marca de amendoim muito famosa no mercado e entre os brasileiros devido risco de morte fatal e ausência de informações no rótulo
Marca de amendoim muito popular e amada entre os brasileiros é atingida por proibição urgente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) após fiscais detectarem irregularidade e produto ser retirado às pressas das prateleiras dos mercados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, os tão consumidos amendoins, que estão presentes em milhares de comemorações brasileiras, acaba de se envolver em escândalo e marca responsável terá que responder por seus atos.
Desse modo, de acordo com o portal da cidade de São Paulo, a Anvisa suspendeu, no dia 4 de dezembro de 2023, a comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso do amendoim japonês da marca Canaã, da empresa Ronaldo de Souza 18377480808.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale ressaltar que a marca Canaã é muito bem reconhecida no mercado, segundo o perfil da empresa no Instagram, a mesma produz produtos de qualidade e de forma artesanal no ramo de amendoim, incluindo paçocas, pastas e outros derivados.
Entretanto, a medida foi motivada considerando a ausência de advertências quanto à presença de soja e trigo na rotulagem do produto, infringindo: art. 10, inciso IX do art. 11 e art. 21 do Decreto-Lei nº 986, de 21 de outubro de 1969.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que sem a descrição desses ingredientes nos rótulos, além de quebrar completamente uma lei extremamente rígida da Anvisa, pode causar problemas para as pessoas que são alérgicas e buscam consumir produtos que não contenham esses ingredientes que, no caso acima, tem e eles não descreveram.
Além disso, as alergias de soja e trigo podem causar desde coceiras, inchaço, congestão nasal, dor abdominal, vômitos, tonturas e até, nos casos mais graves, anafilaxia. O sinal mais grave começa subitamente e se o paciente não for socorrido rapidamente, o caso pode ser fatal.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Risco de intoxicação e +: ANVISA proíbe e retira sem dó 2 suplementos nº1 das 45+
● 638 remédios no lixo: Farmácia nº1 vira caso de polícia e ANVISA é acionada após descoberta
● “Carne podre e com larvas”: Globo confirma interdição da Vigilância Sanitária contra açougue nº1
No entanto, apesar do recolhimento voluntário da marca, até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua em aberto para que a mesma possa expor suas versões dos fatos.
Como saber se o produto é aprovado pela Anvisa?
Para descobrir se um produto está de fato regularizado junto à Anvisa, basta acessar o Sistema de Consultas do órgão. As informações do Portal de Consultas são disponibilizadas diretamente pelo órgão, o que garante a autenticidade da informação.
Autor(a):
Luiza Lefundes
Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.