Proibição urgente da Anvisa atinge marca de frango gigantesca e muito popular entre os brasileiros, devido risco fatal gerado por bactéria perigosa
Marca de frango muito popular e amada entre os brasileiros é atingida por proibição urgente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) após fiscais detectarem contaminação e produto ser retirado às pressas das prateleiras dos mercados.
Portanto, o tão consumido frango, que está presente em milhares de receitas de comidas brasileiras, acaba de se envolver em escândalo e marca responsável terá que responder por seus atos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, de acordo com o portal Gov, a Anvisa abriu uma medida cautelar no dia 1 de juho de 2022, que determinou o recolhimento de diversos lotes de cinco cortes de frango da marca Perdigão.
Isso porque, a ação foi motivada pela suspeita de contaminação por asalmonella nos cortes de frangos. O recolhimento abrange 23 lotes de cinco diferentes produtos, como coxas, sobrecoxas sem osso, meio peito sem osso e sem pele, filezinhos de frango e filé de peito e coração.
A Salmonella é uma bactéria que causa intoxicação alimentar e em casos raros, pode provocar graves infecções e até mesmo a morte. A transmissão se dá com a ingestão de alimentos contaminados com fezes de animais a bactéria é encontrada normalmente em animais como galinhas, porcos, répteis, anfíbios, vacas e até mesmo em animais domésticos, como cachorros e gatos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, qualquer alimento que venha desses animais ou que tenha entrado em contato com suas fezes podem ser consideradas vias de transmissão da Salmonella (Salmonellose). Os sintomas da salmonelose não tifóide podem ser bastante desagradáveis, mas a doença geralmente é autolimitada entre pessoas saudáveis
Vale ressaltar que a marca Perdigão é reconhecida nacionalmente no mercado alimentício, segundo o próprio site da empresa, a fabricante faz história há mais de 90 anos no Brasil e sua “linha de produtos selecionados já faz parte da tradição das famílias brasileiras e se tornou o ingrediente especial que transforma qualquer refeição em um momento único”.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, apesar do recolhimento dos lotes contaminados ter sido efetuado com sucesso e a marca ter voltado às suas operações usuais, até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua em aberto para que a mesma possa expor suas versões dos fatos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como saber se o produto é aprovado pela Anvisa?
Para descobrir se um produto está de fato regularizado junto à Anvisa, basta acessar o Sistema de Consultas do órgão. As informações do Portal de Consultas são disponibilizadas diretamente pelo órgão, o que garante a autenticidade da informação.