Alerta!

Risco de morte: Alerta emergencial chega com 5 proibições pra quem ama café

12/09/2024 às 14h12

Por: Luiza Lefundes
Imagem PreCarregada
Alerta chega com 5 proibições pra quem ama café (Reprodução/Montagem/CTCor/Canva)

Conheça as 5 proibições prejudiciais à saúde que o café em excesso pode causar e fique atento com o alerta urgente sobre a quantidade de xícaras por dia

Se você é um amante de café e precisa de uma xícara para começar o dia, saiba que a bebida nem sempre pode ser benéfica ao corpo. Hoje vamos te mostrar 5 proibições envolvendo o café que servem como alerta aos consumidores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Portanto, apesar do café ser conhecido por suas vantagens de melhorar a concentração, a energia e a produtividade do dia a dia, o produto pode se apresentar prejudicial à saúde dependendo da quantidade que ele é consumido.

Segundo informações do especialista em medicina chinesa, Peter Liu, a cafeína tem limites e o ideal é tomar apenas duas xícaras e no se policiar até no máximo cinco xícaras, ou seja, 500 miligramas de café, por dia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Caso o consumidor ultrapasse as 5 xícaras, ele poderá perceber sinais prejudiciais ao longo da semana, como tremedeira, arritmia, dores de cabeças intensas, insônia e o aumento de estresse.

Outra prescrição do especialista é não tomar café depois das 15h, isso porque, após esse horário ainda há metade de concentração da cafeína no sangue, atrapalhando o sono do e causando insônia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale ressaltar que a cafeína é um estimulante e além de acelerar o metabolismo e melhorar a concentração, também aumenta a produção de energia no corpo. Desse modo, ao tomar xícaras durante a noite, o estimulante pode dar problemas na hora de dormir, fazendo com que o corpo não descanse.

Peter Liu também alerta os consumidores a não tomarem café com outros alimentos que possuem cálcio, ferro e vitamina C, já que a cafeína prejudica a absorção desses 3 nutrientes.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, é importante que as pessoas com problemas de gastrite fiquem longe do excesso de café, pois a quantidade pode aumentar a acidez do estômago e piorar as dores já pré existentes ou aparecer um problema gastrointestinal.

Assim como para as pessoas que sofrem de hipertensão. Embora muitos acreditem que o café ajuda a baixar a pressão, isso não passa de um mito, o especialista explica que a bebida aumenta a pressão arterial, colocando pessoas com hipertensão em sério risco de vida.

Por fim, Peter Liu afirma que o excesso de café pode causar arritmia, e para aqueles que já sofrem com essa doença, pode piorar ainda mais a condição, especialmente quando a pessoa está passando por tratamento, já que o café pode fazer o efeito rebote.

Como saber se o café está me fazendo mal?

Confira alguns sintomas que podem indicar que a bebida está fazendo mal:

  • Dor de cabeça.
  • Insônia.
  • Nervosismo.
  • Irritabilidade.
  • Incapacidade de controlar a vontade de urinar.
  • Batimento cardíaco acelerado.
  • Tremores musculares.
Café é uma das bebidas mais amadas dos brasileiros (Reprodução: Internet)
Café é uma das bebidas mais amadas dos brasileiros (Reprodução: Internet)
Café Pilão, Anvisa
Café em excesso pode ser prejudicial à saúde (Foto: Divulgação)
Café (Foto: Reprodução / Canva)
Bebida causa arritmia (Foto: Reprodução / Canva)

alerta
café
Destaque
proibição

Autor(a):

Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.