Tudo sobre a proibição da Anvisa atingindo famosa marca de chás por risco de morte
A saber, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atua em nosso país garantindo a segurança, qualidade e eficácia de uma gama de produtos e serviços do dia a dia. Por meio da fiscalização, decretos e outra gama de atividades, o órgão cumpre sua missão de proteger os consumidores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dito isso, neste domingo (1), iremos relembrar a proibição da autarquia contra uma marca de chás populares dos mercados. Acontece que, no dia (19) de janeiro de 2024, o órgão cravou, por meio de um decreto oficial, a retirada às pressas dos produtos após a identificação de graves riscos à saúde e o bem-estar de consumidores.
É importante destacar que a empresa está em um ramo super importante para a população brasileira, visto que, atualmente, os chás são altamente consumidos, principalmente pelas donas de casa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por meio da RESOLUÇÃO-RE Nº 205, DE 18 DE JANEIRO DE 2024, publicada no Diário Oficial da União (D.O.U), foi proibida a venda e fabricação de alguns lotes de produtos da empresa Mais Saúde Alimentos Suplementos.
Na lista, estavam quais chás foram atingindos da marca que possuíam situação irregular. Além disso, 3 alertas cruciais foram dados à população envolvendo a proibição. O primeiro alerta se tratava da fabricação com composições não autorizadas para a categoria do produto (chá ou suplementos alimentares).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, havia a presença de rótulos errôneos com informações características de alimentos para dar falsa impressão de regularidade do produto, quando na verdade o mesmo deveria ser registrado como medicamento fitoterápico, levando em consideração a possibilidade de conter drogas vegetais.
Já o segundo alerta da ANVISA sobre os produtos, se tratou do fato de que o mesmo indicava que o produto tinha propriedades terapêuticas, sendo que para isso, os mesmos devem estar em conformidade com os padrões da autarquia.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por sua vez, o terceiro e último alerta apontava que a empresa fazia o marketing irregular nas redes sociais, atribuindo os mesmos produtos propriedades de saúde ou funcionais não autorizadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale dizer que, todos os 3 alertas apontam riscos fatais, já que o consumo indiscriminado de suplementos e chás como “remédios” podem trazer maiores danos aos problemas de saúde já existentes ou até mesmo causar novos.
Lista de chás:
Os 8 chás proibidos pela ANVISA da marca citada foram:
- CHÁ DIABETES MARCA MAIS SAUDE ALIMENTOS;
- CHÁ MIX 8 ERVAS GRIPE MARCA MAIS SAUDE ALIMENTOS;
- CHÁ ESPINHEIRA SANTA MARCA MAIS SAUDE ALIMENTOS;
- CHÁ UXI AMARELO MARCA MAIS SAUDE ALIMENTOS;
- CHÁ AROEIRA MARCA MAIS SAUDE ALIMENTOS;
- CHÁ MIX 8 ERVAS DORMIR MARCA MAIS SAUDE ALIMENTOS;
- CHÁ ERVA BALEEIRA MARCA MAIS SAUDE ALIMENTOS;
- CHÁ DESINCHAR MARCA MAIS SAUDE ALIMENTOS.
POSICIONAMENTO DA EMPRESA
Até o momento, não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido. Todavia, o espaço continua em aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
Já no que diz respeito aos produtos citados, os mesmos não foram encontrados em nenhum marketplace ou loja credenciada. Porém, o seu perfil nas redes segue ativo e vendendo produtos normalmente.
O que a Anvisa fiscaliza?
Entre as ações de fiscalização, estão a apreensão, o recolhimento, a proibição e a suspensão de armazenamento, comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e/ou uso do produto ou serviço.