A autarquia agiu às pressas e determinou o fechamento das farmácias
Nos últimos tempos, o setor farmacêutico entrou em ascensão e abriu muitas portas no mercado, garantindo o sucesso de novos negócios. Todavia, alguns impasses ocasionaram situações embaraçosas com muito desses negócios, como foi o caso desta vez.
Acontece que a ANVISA entrou em cena e interditou 7 farmácias, proibindo uma gama de remédios. Vale lembrar que, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária tem por finalidade proteger a saúde da população por meio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No total, foram recolhidos mais de 1 milhão de frascos de produtos injetáveis, como emagrecedores, hormônios esteróides, redutores de medidas corpóreas e preenchedores estéticos, de acordo com o portal ‘O Tempo’.
Segundo a ANVISA, as farmácias interditadas desobedeceram à legislação em pontos severos, como esterilidade, qualidade e origem dos insumos, o que gerou um grave risco de vida.
“Esse tipo de conduta põe em risco a saúde dos consumidores, uma vez que tais produtos estão fora dos padrões de qualidade e, portanto, são impróprios para o consumo.” destacou o comunicado.
É importante levar em consideração que, de acordo com as normas, farmácias de manipulação precisam atender algumas prescrições, segundo as características dos pacientes. Todavia, nas fiscalizações o órgão constatou que alguns dos estabelecimentos interditados atuavam sem registro, situação essa que pode ser configurada como crime.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Grudam na alma por horas: 5 perfumes mais cheirosos para exalar elegância e aumentar a confiança no Natal
● “Não terá mais”: Banco Central emite comunicado com FIM de serviço vital do Bradesco e Itaú
● CPTM, metrô e ônibus de SP: Decreto da SPTrans traz 2 alertas do que está bloqueando o Bilhete Único em 2024
Além disso, a ANVISA destacou que em um dos estabelecimentos de São Caetano do Sul, São Paulo, foram encontrados uma série de ampolas estéreis prontas para uso, com componentes medicamentosos. A farmácia em questão atuava sem a devida autorização em produção de larga escala.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que é a Anvisa e qual a sua função?
A Agência desempenha um papel fundamental na regulamentação e garantia da segurança dos alimentos e outra variedade de produtos que chegam aos brasileiros.