GRAVE!
Risco fatal: A Anvisa decretou a retirada de 5 marcas de chá dos mercados devido à partes de animais
01/08/2024 às 23h03
Amantes de chá no Brasil são pegos de surpresa com decreto da Anvisa que ordena retirada de 5 produtos de todos os mercados
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu uma determinação urgente para a retirada de cinco marcas de chá dos mercados brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A decisão foi motivada pela descoberta alarmante da presença de partes de animais nos produtos, representando um risco significativo à saúde dos consumidores.
O consumo de chá tem ganhado cada vez mais espaço no coração dos brasileiros, tornando-se uma bebida popular em diversos lares e estabelecimentos. Seja por seus benefícios à saúde, pelo sabor ou pela variedade de tipos e combinações, o chá conquistou uma legião de admiradores no país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com uma pesquisa realizada pela Euromonitor International, o consumo de chá no Brasil cresceu 25% entre 2013 e 2020, quase o dobro da média mundial, que foi de 13%.
Esse movimento está relacionado à busca por alternativas mais saudáveis e à diminuição no consumo de refrigerantes e cafeína. Os chás são valorizados por suas propriedades imunizantes e benefícios para a saúde, como melhora do sono, ação desintoxicante e efeito calmante.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, a variedade de sabores e a praticidade de embalagens prontas para o consumo têm contribuído para a popularização dessa bebida no país. Por isso, essa proibição pegou todos de surpresa.
Grave
A Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa/PB) divulgou um Comunicado de Risco emitido pela Anvisa(CR nº 04/2022) informando sobre a decisão de proibir a comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso de diversos chás produzidos pela empresa Kampo de Ervas Indústria e Comércio Ltda.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Risco de cegueira e câncer: Progressiva nº1 das mulheres é proibida pela ANVISA e retirada da Shopee e +
● Risco de infecção e meningite: ANVISA proíbe produto nº1 das mães após ameaça aos bebês
● Bactéria, pelo de rato e +: Anvisa faz proibição contra 3 marcas populares de carne, salsicha e +1 popular
Essa medida foi motivada pela comprovação de que esses chás continham espécies vegetais ou partes não autorizadas na categoria de Alimentos, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Dentre os chás, estavam:
- Chá Harmonia Noite – Folhas de Maracujá (todos);
- Chá Misto Espartilho (todos);
- Chá de Alfazema – Flor de Lavandula officinalis (todos);
- Chá de Arnica de Jardim – Solidago microglossa (todos);
- Chá de Arruda – Ruta graveolens (todos);
A nota foi divulgada em janeiro de 2022, e não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua em aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
O Jornal da Paraíba procurou a Kampo de Ervas, mas nenhuma resposta foi enviada a eles.
Como fazer uma denúncia para a Anvisa?
Para fazer uma denúncia à Anvisa, acesse o site oficial da agência e procure a seção “Fale Conosco” ou “Ouvidoria”. Lá, você pode registrar sua denúncia detalhando a situação, fornecendo informações sobre o problema e, se possível, anexando evidências.
Alternativamente, você pode ligar para o número da Ouvidoria da Anvisa (0800 642 9782) para relatar a questão diretamente.
Autor(a):
Wellington Silva
Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, famosos, cantores, e futebol. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu