O órgão bateu o martelo e cravou a interdição dos 4 restaurantes populares de SP
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), é um dos órgãos mais importantes quando o assunto se trata de qualidade dos produtos e serviços. Afinal, todos desejam levar pra casa ou consumir alimentos que não causem qualquer efeito negativo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pensando nisso, a autarquia entra em cena e possui a liberdade de fazer algumas proibições e até mesmo interdições, como foi o caso desta vez, quando o órgão lacrou 4 restaurantes tradicionais de São Paulo.
Acontece que, no dia (09) de novembro de 2023, a Anvisa determinou a interdição de quatro restaurantes na praça de alimentação do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), por conta da detecção de baratas nas instalações. Há 5 doenças que podem ser causadas pelo contato com baratas, sendo elas: a diarreia; hepatite A; febre tifoide; tuberculose e asma.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os estabelecimentos lacrados pela autarquia vinculada aos Ministério da Saúde foram o Triviali, Spoleto, Premium Pub e Piazza Focacceria. Assim, os fiscais relataram ter encontrado baratas em diversas áreas dos restaurantes, incluindo cozinhas, locais de armazenamento de alimentos e salões de atendimento, representando um sério risco à saúde dos consumidores.
Ainda segundo o G1, por meio de um comunicado, a ANVISA destacou que os restaurantes somente poderiam retomar suas atividades depois de comprovarem a erradicação da infestação. Confira o comunicado a seguir.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A equipe da Anvisa no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP) realizou inspeção de rotina em estabelecimentos de alimentação. Na ocasião foi detectado presença de baratas em quatro estabelecimentos localizados na praça de alimentação do aeroporto. A presença de insetos foi observada nos estabelecimentos Triviali, Spoleto, Premium Pub e Piazza Focacceria.
Seguindo as regras aplicáveis aos estabelecimentos de alimentação, os restaurantes foram interditados até que comprovem ter conseguido eliminar a infestação. A administradora do aeroporto também será autuada e deverá prestar esclarecimentos.”, disse a nota.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Risco de intoxicação e paralização do fígado: ANVISA emite decreto contra colágeno nº1 das mulheres
● Anvisa faz proibição contra 14 produtos de marca n°1 no Brasil e retira das lojas às pressas
● 170 quilos de pães no lixo e sujeira: Vigilância Sanitária interdita padaria nº1 por falta de higiene
PRONUNCIAMENTO DO AEROPORTO
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por sua vez, o Aeroporto de Viracopos, o fechamento dos restaurantes se deu em uma área específica da praça de alimentação, e a empresa reiterou seu compromisso em orientar a todos os responsáveis.
“Vale contextualizar que o aeroporto possui hoje 171 operações comerciais, sendo 55 de alimentação. A expectativa é que as lojas cumpram as exigências do órgão e estejam aptas para reabrir na próxima semana. A concessionária informa que recebeu, no início da tarde desta sexta-feira (10/11), uma Notificação Sanitária da Anvisa para prestar esclarecimentos sobre a ocorrência dentro de cinco dias e que irá cumprir com a determinação do órgão no prazo estabelecido”, diz o texto.
SITUAÇÃO HOJE
Após a interdição da ANVISA, os restaurantes tomaram as medidas exigidas para conseguirem retornar ao funcionamento de forma normal. Hoje, todos estão funcionando normalmente.
O que é a Anvisa faz?
O órgão tem a finalidade de promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados.